O que fazer quando meu TomTom trava

Escrito por adrian grahams Google | Traduzido por mariana de mello andré scarani
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O que fazer quando meu TomTom trava
Identifique o problema para destravar seu TomTom (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Os sistemas de navegação GPS automotivos TomTom podem ter problemas quando você baixa novos mapas ou atualiza seu software. De acordo com a TomTom, caso ele trave, pode significar que o software TomTom não foi instalado corretamente. Identifique e resolva o problema, baixando as atualizações mais novas ou reinicializando o dispositivo.

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Atualize o TomTom Home

Antes de atualizar e reinicializar o TomTom, baixe a versão mais nova do aplicativo TomTom Home para o seu computador. Este é o programa que permite que o navegador se comunique com seu computador e baixe os softwares, patches e mapas mais recentes. Você pode baixá-lo através do botão "Download" da página tomtom.com/services. Assegure-se de escolher a versão correta para o seu modelo de aparelho.

Conecte o TomTom ao computador

Para identificar o problema do seu TomTom, conecte-o ao computador através de seu cabo USB. O conector pequeno encaixa na porta da parte inferior do TomTom, e o conector grande encaixa em uma porta USB livre de seu computador. Após a conexão, o software TomTom Home será aberto automaticamente e detectará seu dispositivo.

Atualizar software

O primeiro método de resolução de problemas envolve baixar as atualizações de software mais novas através do TomTom Home. Após conectar seu GPS ao computador, clique no link "My TomTom" (Meu TomTom) no menu de navegação, e o TomTom Home verificará o software do dispositivo e oferecerá a opção de atualizá-lo, caso haja uma versão mais nova nos servidores TomTom. Clique no link "Download" ao lado de cada atualização. Caso seja solicitado, clique no botão "Yes" (Sim) para confirmar os downloads. O TomTom pode reiniciar durante o processo.

Reinicializar o TomTom: Remover software

Se a atualização do software não resolver o travamento a TomTom recomenda reinicializar o dispositivo. Para isso, conecte-o a seu computador, através de seu cabo, e aperte e segure o botão "Power" (Ligar) até que ele reinicie, o que pode levar mais de 15 segundos. Em alguns modelos, você deverá apertar o botão "Reset" (Reiniciar) em vez do Power. Ele deve se conectar ao computador automaticamente após reiniciar, mas clique em "Yes" caso seja perguntado se ele deve se conectar. No TomTom Home, no seu computador, clique em "Manage my Device" (Gerenciar meu dispositivo). Clique no botão "+", ao lado de "Applications" (Aplicativos) na seção "Items on Device" (Objetos no dispositivo). Escolha todas as caixas de marcação ao lado do aplicativo e selecione "Remove items from my device" (Remover objetos do meu dispositivo", seguido de "Don't Copy" (Não copiar) e "Done" (Pronto). Você acaba de remover o aplicativo do dispositivo.

Reinicialize o TomTom: Reinstalar programas

Você terá que instalar uma cópia nova do software. Saia do TomTom Home e desconecte o dispositivo do computador. Vá para a pasta TomTom do seu computador, que costuma ficar dentro da biblioteca Documents (Documentos) ou My Documents (Meus Documentos). Renomeie a pasta TomTom para "TomTomVELHO", clicando com o botão direito sobre ela e escolhendo a opção "Rename" (Renomear) no menu. Assim, você evita que o TomTom carregue o software antigo novamente ao ser conectado ao computador. Conecte seu dispositivo novamente e abra o TomTom Home. Ele lhe pedirá para instalar o aplicativo do dispositivo. Clique em "Download" para instalá-lo, e seu problema de travamento deverá ser resolvido.

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