Fazer tons de pele em pintura a óleo

Escrito por leslie rose | Traduzido por bruno belli sinder
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fazer tons de pele em pintura a óleo
Para um tom de pele mas claro, misture vermelho, amarelo, branco, marrom e um pouco de azul (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Combinar tons de pele é muito complicado para pintores amadores, até mesmo para alguns profissionais. Infelizmente, a maioria das linhas de tinta a óleo não possui uma cor "tom de pele" -- e por bons motivos. Primeiro que não existe um só tom de pele -- ele deve ser feito de acordo com o indivíduo; segundo que a tinta, quando usada direto do tubo, apresenta um característica monótona que a maioria dos pintores prefere evitar, principalmente ao pintar algo tão variável quanto a pele. Assim, poucos artistas demonstrariam interesse em uma tinta tom de pele, caso ela existisse. Se você é um pintor de retratos vai ter de aprender a combinar seus próprios tons de pele.

Outras pessoas estão lendo

Utilize uma fotografia

Se você é um pintor com pouca experiencia, ou nunca pintou pessoas antes, utilize uma fotografia para comparar os tons de pele na pintura com os tons de pele na fotografia. Assim fica mais fácil do que tentar pintar direto de um modelo, pois você pode segurar o pincel ou pedaços pintados de tela ao lado da fotografia para comparar.

Misture muitos tons de pele, mantenha a paleta coberta

Tinta a óleo demora para secar. A vantagem nisso é que você pode misturar muitos tons de pele sem a preocupação de que vai desperdiçar a tinta. Muitas pessoas demoram longas horas tentando chegar ao tom de pele ideal então, ao invés de ter de misturar todas as vezes que precisar usar, misture uma grande quantidade de uma só vez para que dure dias ou até semanas. Mantenha sua paleta coberta. Conforme a tinta seca, ela pode desenvolver uma pele por cima - que pode ser furada ou retirada para que você possa ter acesso à tinta fresca.

Tipos de cores de tinta

Tons de pele mais escuros vão usar mais marrons (cores como sienna queimado e umbra crua), vermelhos (vermelho claro e vermelho cadmium), azuis (azul phthalo, azul ultramarino) e amarelos (amarelo cadmium), e muito pouco branco. Tons de pele mais claros vão usar mais vermelhos, amarelos, branco e marrom, e muito pouco azul. Não faça sombras em tons de pele com tinta preta. Tinta preta vai turvar a cor e muitas vezes causar um molde arroxado na tinta, como se o indivíduo estivesse machucado. As proporções exatas dessas tintas irão variar de acordo com o indivíduo. Você vai ter que experimentar para chegar à mistura certa para você e para seu modelo.

Combinando luzes e sombras

Devido ao demorado processo de secagem, fica fácil misturar cores na tela ao decorrer da pintura, ao invés de misturá-las na paleta. Isto significa que você pode adicionar luzes e sombras ao tom de pele na tela, e misturar estas novas camadas com as camadas iniciais passando um pincel seco sobre as tintas. Isso vai criar uma relação de cor mais complexa na pintura, adicionando suntuosidade ao seu retrato.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível