Mais
×

Tons de ruivo em alta

Michael Blann/Photodisc/Getty Images

Introdução

As ruivas estão com tudo nesta temporada de inverno! Várias famosas como Marina Ruy Barbosa, Paloma Bernardi e Fernanda Paes Leme assumiram madeixas avermelhadas. Em Hollywood, os cabelos ruivos também conquistaram adeptas. Algumas atrizes andam desfilando com essa cor nos cabelos, como Isla Fisher, do filme "O Grande Gatsby", Bella Thorne, atriz e cantora da série "Shake it Up" da Disney Channel, Florence Welch, da banda "Florence and The Machine" e Christina Hendricks, do seriado "Mad Men". Com tantas ruivas, os tons variam desde os acobreados, os rubis, os vermelhos intensos, os acajus, os cerejas e outras nuances da cor. Mas é preciso cuidados para ostentar uma linda cabeleira cor de fogo.

A atriz de seriados Debby Ryan aderiu à cor
Alberto E. Rodriguez/Getty Images Entertainment/Getty Images

Destaque para os olhos

Cabelos ruivos acentuam bastante os olhos, que ganham vida. A cor dá estilo ao visual e um ar mais "descolado". Ideal para pessoas com atitude, que desejem fazer a diferença. Escolha um tom que combine com sua pele e valorize seus traços. O dourado acobreado como o da atriz Debby Ryan fica bem natural e desperta a vontade de entrar para o time dos cabelos vermelhos. Há alguns anos havia uma certa resistência à cor. A maioria, quando pensava nesse visual, apenas optava pelo rubi ou o beterraba.

Christina Hendriks do seriado Mad Men
Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Sensual e elegante

Mas isso foi mudando. Hoje, mais mulheres querem uma transformação significativa no visual e optam pelos diversos tons de vermelho, cada vez mais elegantes e sutis. As principais marcas lançaram novas nuances bem mais modernas, que caíram no gosto não só das celebridades, mas conquistaram as ruas também. A atriz Christina Hendricks era loira, mas mudou para um ruivo acobreado, que a deixou sexy. Seu retoque na cor é mensal, para evitar ficar com o tom desbotado.

Florence Welch e seu ruivo marcante
Jemal Countess/Getty Images Entertainment/Getty Images

O tom mais adequado

A cantora Florence Welch do grupo Florence and The Machine estará no Brasil para o Rock in Rio 2013. Ela também é conhecida por seus ruivos vibrantes, que contrastam com sua pele clara. Por falar em cor de pele, quem é bem clarinha deve optar pelos acobreados ou o loiro ferrugem. Já as morenas ficam lindas com os avermelhados, como os bordôs. Já as negras arrasam com os bem escuros como o vinho e o cobre dourado.

O ruivo fantasia de Hayley Williams
Rick Diamond/Getty Images Entertainment/Getty Images

Radical

Hayley Williams, da banda Paramore, adora radicalizar. Ela já usou o louro claro cobre intenso, uma cor fantasia com toques amarelados, e agora tem aparecido com o cabelo metade alaranjado e metade rosa. Para as jovens essas ousadias estão valendo. Mas como desbotam muito rapidamente, é importante tomar certos cuidados, como usar sempre um protetor solar para cabelos, pois esses tons sofrem mais a ação dos raios UVs. Cloro também é um inimigo das madeixas vermelhas, pois reage tornando a coloração mais alaranjada.

Julianne Moore e seu ruivo escuro
Jamie McCarthy/Getty Images Entertainment/Getty Images

Tons ruivos escuros

A atriz Julianne Moore é outra fã dos vermelhos. Mas sua cor puxa mais para o castanho acobreado dourado. Os ruivos mais próximos dos marrons dão seriedade e são bem naturais. Já os bem vermelhos e alaranjados são mais juvenis. Mas como colorir para chegar ao tom ideal? "Se o cabelo é natural ou se o desejo é uma cor na mesma altura de tom ou mais escuro, não é preciso descolorir seus cabelos", explica o cabeleireiro Eric Maekawa, do Rio Grande do Sul. Mas se o cabelo já for colorido ou escuro e o desejo é um ruivo mais claro, nesse caso uma pré-descoloração é necessária.

A atriz Laura Spencer arrasou com esse visual
Paul A. Hebert/Getty Images Entertainment/Getty Images

Diferentes nuances

Antigamente todo mundo torcia o nariz para os vermelhos. Hoje existem diferentes nuances, como a cor louro médio vermelho cobre, da atriz Laura Spencer. Os cabelos de Marina Ruy Barbosa fizeram tanto sucesso, que despertaram o desejo na maioria das brasileiras, de um dia adotar essa mudança. O tom da atriz é natural, mas se aproxima da cor Strawbery Blonde, um ruivo claro. Se você anda querendo experimentar uma mudança como essa, é importante conversar com um profissional, para que ele analise seu cabelo e veja se nele há alguma química não compatível.

Bella Thorne e o ruivo mais desejado pelas jovens
Alberto E. Rodriguez/Getty Images Entertainment/Getty Images

Cuidados especiais

Os cabelos vermelhos precisam de cuidados mais frequentes. Protetor solar para os fios é fundamental no momento da praia ou piscina. Hidratações a cada 15 dias também são necessárias para evitar ressecamentos. Se perceber que a cor está perdendo a luminosidade, existem colorações que dão um "banho de brilho", sem alterar a cor. Também é importante usar xampus, condicionadores e máscaras para cabelos coloridos, que protegem e ajudam a manter o pigmento dentro da fibra capilar.