Tonturas durante o ciclo menstrual

Escrito por linda tarr kent | Traduzido por fabrício basílio o. de souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tonturas durante o ciclo menstrual
Enxaqueca menstrual pode levar a tonturas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Os níveis hormonais das mulheres crescem e diminuem durante o ciclo menstrual. Estas mudanças são necessárias para o revestimento do útero engrossar, a ovulação e o derramamento do revestimento do útero quando a gravidez não ocorre. Às vezes, entretanto, estas flutuações podem deixar o corpo fora de sintonia ou exacerbar outras doenças. Algumas mulheres têm enxaquecas, tensão pré-menstrual (TPM), sangramento intenso, cansaço e até tonturas relacionadas ao seus ciclos. Existem muitas razões pelas quais uma mulher pode sentir tontura durante seu ciclo menstrual.

Outras pessoas estão lendo

Enxaqueca

Muitas mulheres experimentam ataques de enxaqueca durante seus ciclos menstruais. Com esta desordem neurológica, os pacientes podem experimentar tonturas, dor de cabeça intensa, náuseas, dificuldade de raciocinar, sensibilidade à luz ou som, dormência ou sensação de formigamento, de acordo com a Fundação Nacional da Dor, dos EUA. A idade máxima para as garotas terem a primeira enxaqueca é por volta de 14 anos de idade, geralmente com o começo do primeiro período menstrual. O hormônio estrogênio parece ter um efeito na enxaqueca.

Vertigem

Algumas mulheres experimentam tonturas e vertigem relacionadas com enxaqueca que é provocada por mudanças hormonais em seus ciclos menstruais, de acordo com a Clínica Mayo. Outros gatilhos podem ser certas comidas, estresse e sono alterado. Pessoas que têm enxaqueca relacionada à vertigem nem sempre experimentam a vertigem e a dor de cabeça ao mesmo tempo. A tontura pode durar somente uns minutos, mas pode vir por vários dias. Pessoas afetadas por esse tipo de enxaqueca algumas vezes são também sensíveis ao movimento e têm um histórico de cinetose.

Miomas

Os miomas podem causar sangramento menstrual excessivo em algumas mulheres, o que acarreta em anemia e tontura relacionada a esta condição, de acordo com o Conselho Nacional de Ação da Anemia dos EUA. Miomas são tumores não cancerosos que aparecem no útero, geralmente durante a idade fértil. Cerca de 80% de mulheres têm miomas no momento em que tem 50 anos de idade. Felizmente, miomas não são ligados a um aumento do risco de câncer.

Menorragia

Menorragia, ou intenso sangramento menstrual, é uma causa comum de tonturas devido à anemia por falta de ferro. Cerca de 10% a 15% de todas as mulheres irão ter um sangramento menstrual intenso em algum momento de suas vidas, com 20% desenvolvendo anemia. A anemia é um distúrbio do sangue comum. Acontece quando os níveis de glóbulos vermelhos do sangue estão muito baixos. Isto causa problemas, porque os glóbulos vermelhos do sangue, a hemoglobina, traz oxigênio para os tecidos do corpo. Anemia pode causar fadiga e estresse em órgãos corporais. Além da tontura, outros sintomas da anemia são irritabilidade, fadiga e um batimento cardíaco acelerado.

Hipoglicemia

Hipoglicemia durante a fase pré-menstrual de um ciclo menstrual de uma mulher pode causar tontura. Quando uma mulher tem hipoglicemia, isto significa que ela tem baixos níveis de açúcar no sangue. Junto com a tontura, isto pode causar fadiga, agitação, intensa vontade de açúcar e transpiração. Existe uma controvérsia sobre a relação entre um ciclo menstrual feminino e hipoglicemia. Por exemplo, um estudo clínico feito por Robert Reid, Alison Greenaway-Coates e Philip Hahn da Unidade do Hospital Geral de Investigação de Kingston, em Ontário, Canadá, derruba essa teoria. Publicado em 1986, no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, o estudo concluiu que mulheres que sofriam de tensão pré-menstrual e acreditavam que tinham hipoglicemia relacionada aos seus ciclos menstruais na verdade não tinham.

Síndrome de Ménière

A síndrome de Ménière pode ser agravada pelo ciclo menstrual feminino, de acordo com um estudo de 2001 feito pela Divisão de Enfermagem da Universidade do Estado da Califórnia, publicado na Pesquisa de Enfermagem. O estudo feito por G.G. Morse e J.W. House concluiu que, para algumas mulheres, existe uma relação entre o ciclo menstrual e as respostas da síndrome de Ménière. A síndrome de Ménière é um distúrbio complexo e progressivo no ouvido interno. Os sintomas incluem tontura, vertigem, perda de audição e zumbido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível