Mais
×

As melhores 10 faculdades de teatro brasileiras

Getty Premium

Introdução

Aprender os segredos da interpretação, tornar-se um grande ator e encenar grandes peças de Shakespeare, Tennessee Williams ou Nelson Rodrigues. Este é o sonho de muitos artistas que se apaixonaram pelo teatro. Para chegar a um alto nível é preciso, além de talento, muito estudo. Várias universidades oferecem cursos de graduação e licenciatura em artes cênicas. As melhores do Brasil são as públicas, federais ou estaduais, e estão espalhadas em todo o País. Elas formam não só os profissionais que atuam nos palcos, mas também nos bastidores. Conheça as melhores faculdades de teatro brasileiras.

Digital Vision/Photodisc/Getty Images

Escola de Teatro – UFBA

Criada em 1956, a Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) é um centro de excelência da dramaturgia brasileira. Há duas opções de curso de graduação, cada um com duração de quatro anos: Interpretação ou Direção Teatral. Os alunos que optarem por uma licenciatura também passam por um aperfeiçoamento artístico-pedagógico. Em média, 20 peças são montadas todos os anos no local, reunindo alunos, professores e artistas consagrados, que são convidados a participar das encenações. O destaque é para as propostas de experimentação, com a busca de novas linguagens para uma expressão artística milenar.

Digital Vision/Photodisc/Getty Images

Escola de Artes Dramáticas – USP

A maior e mais prestigiada universidade do País não podia ficar de fora desta lista. O Departamento de Artes Cênicas se divide em duas partes: a Escola de Artes Dramáticas, que forma apenas atores, e o curso de Artes Cênicas, que trabalha também na formação de diretores teatrais. Ao final dos cursos, com duração de três anos, os alunos participam de encenações de grandes autores. Muitos destes trabalhos ganham o circuito comercial, incluindo o próprio Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP). Entre os alunos ilustres estão Yara Amaral, Ney Latorraca, Francisco Cuoco, Sérgio Mamberti, Matheus Nachtergaele e Antônio Petrin.

Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Instituto de Artes – UnB

O Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB) é outro centro de excelência na formação de profissionais do teatro. O curso de Licenciatura em Teatro é um dos melhores do País e muitos dos professores mais capacitados são formados ali. Com duração entre quatro e seis anos, há um enfoque amplo em assuntos como leitura e produção de textos, história e teoria do teatro, laboratórios e processos de encenação. Chama a atenção uma das diretrizes principais da instituição: preparar os alunos para que sejam "pesquisadores de teatro" e não somente "transmissores de conhecimentos".

IT Stock Free/Polka Dot/Getty Images

Escola de Música e Artes Cênicas - UFG

Em 2000, a Escola de Música da Universidade Federal de Goiânia (UFG) passou a ministrar cursos de graduação em teatro. Desde então, vem se consolidando como uma das melhores instituições de artes dramáticas do Brasil. Os alunos podem optar pelo bacharelado ou pela licenciatura, ambos com duração de quatro anos. As disciplinas focam tanto a teoria quanto a prática teatral, destacando aspectos não só culturais, mas também sociais, econômicos e políticos. Aqui, o ator formado terá também um conhecimento sólido de outras atividades, como da encenação, da produção do texto teatral e também da crítica. Há cursos especiais a distância.

Digital Vision/Photodisc/Getty Images

Escola de Belas Artes - UFMG

O curso de teatro é um dos mais bem avaliados da Universidade Federal de Minas Gerais (UMFG). Dividido em bacharelado e licenciatura, tem duração mínima de três anos e meio. As disciplinas focam a representação teatral do século 20, mas também estudos teóricos da história teatral. Um diferencial do curso sediado em Belo Horizonte é a ação social que envolve os integrantes. Por meio de várias parcerias com ONGs e diversas entidades públicas e privadas, os alunos e professores conseguem ampliar sua carga de conhecimento e usar um pouco de seus talentos em prol da sociedade, especialmente de populações carentes.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Escola de Teatro – UFPB

O curso de teatro da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, é um modelo a seguir. Sempre recebe notas máximas na avaliação do MEC (Ministério da Educação) e se consolida como um centro de excelência no nordeste brasileiro. O corpo docente da instituição é formado por doze professores, sendo cinco doutores, seis mestres e um especialista. Um dos principais pontos de interesse é a pesquisa histórica e artística, tanto do teatro brasileiro quanto do exterior. Os estudantes têm a opção de cursos de bacharelado e também de licenciatura, ambos com duração de quatro anos.

Adam Taylor/Digital Vision/Getty Images

Departamento de Artes Cênicas – UEL

Ao contrário da maioria dos melhores cursos de teatro, este não está situado em uma capital. A melhor graduação do Paraná é o da Universidade Estadual de Londrina (UEL), localizada na cidade de mesmo nome no interior do estado. Com quatro anos de duração, o curso permite aos alunos se aperfeiçoarem não só como atores, mas também como agentes culturais e disseminadores de informação. O Departamento de Artes Cênicas possui vários mestres e doutores em seu corpo docente, o que garante há vários anos a qualidade do ensino. Os profissionais ali formados também participam de vários eventos artísticos na região.

Digital Vision/Photodisc/Getty Images

Instituto de Artes – Unicamp

Este é outro caso de grande curso de teatro em uma cidade do interior. A Unicamp (Universidade de Campinas) sedia um bacharelado com quatro anos de duração. Os alunos saem da instituição prontos para atuar não só como atores, mas em vários campos das artes cênicas, como montagem, dramaturgia e outros. As aulas teóricas e práticas têm como fundamento ajudar a pensar o teatro como uma arte ampla, que vai muito além do que é exibido ao público. Os professores também incentivam seus pupilos a buscarem novos caminhos e linguagens para esta arte milenar.

Scott Gries/Getty Images Entertainment/Getty Images

Departamento de Arte Dramática – UFRGS

A cidade de Porto Alegre sedia um dos melhores e mais antigos cursos de teatro do País. Fica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e funciona desde 1957. Tem formado não só atores, mas também dramaturgos e diretores, além de professores de arte dramática. São oferecidos três cursos: sendo dois bacharelados (Direção Teatral e Interpretação Teatral) e uma Licenciatura (Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas). O primeiro tem duração de quatro anos e meio, enquanto os dois últimos são concluídos em seis meses menos. História, teoria e prática caminham juntos nesta grande instituição.

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Escola de Belas Artes - UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é referência nos cursos voltados às manifestações artísticas. Com o teatro não poderia ser diferente. Com duração de quatro anos, o bacharelado permite que o aluno se torne um ator completo, com domínio das artes cênicas e um profundo conhecimento sobre como funciona o universo teatral. Aulas sobre teoria e prática, bem como fundamentos da história das artes, estão entre os principais pontos enfocados pelo forte corpo docente da instituição. Muitos dos formados ali também ganham espaço em outras manifestações artísticas, como cinema e televisão. Alguns se tornam diretores ou mesmo dramaturgos.