×
Loading ...

Tópicos para discursos interessantes, persuasivos e engraçados para adolescentes

Os adolescentes do ensino médio fazem discursos sobre línguas, história, ciências e aulas de discurso. Às vezes, tais discursos requerem que o aluno seja persuasivo com o público, para fazê-los concordar com sua perspectiva. Alguns alunos abordam essas tarefas de discurso com medo e preocupação. No entanto, se eles tiverem permissão para escolher temas engraçados para fazerem discursos persuasivos, podem abordar a tarefa com mais entusiasmo.

Os discursos persuasivos e engraçados podem ser mais agradáveis para o apresentador e para a audiência (Ableimages/Photodisc/Getty Images)

Tópicos sobre família

Um aluno pode preparar um discurso persuasivo sobre vários tópicos relacionados à vida familiar. Um desses tópicos poderia abordar por quê os pais devem evitar comportamentos que os adolescentes acham constrangedor. Os comportamentos típicos que podem envergonhar os adolescentes incluem demonstrações públicas de afeto, contar histórias "fofas" de família e mostrar fotos de quando ele era bebê para namorados e colegas.

O adolescente pode falar sobre por quê ele acha que deveria ter um carro novo, em vez dos pais dele terem um. Argumentos persuasivos em potencial poderiam incluir promessas de que o adolescente não transportaria crianças com lanches no carro, que ele lavaria o carro com mais frequência do que seus pais, e que ele ficaria mais descolado em um carro esportivo do que seus pais.

Loading...

Tópicos sobre a escola

Um tópico de discurso persuasivo em potencial sobre a vida escolar poderia incluir por quê a escola deve começar ao meio-dia, ao invés de 08:00. O estudante poderia argumentar que ele dormiria mais se a escola começasse mais tarde, o que melhoraria o seu desempenho escolar, ou que seria mais improvável que ele chegasse atrasado na primeira aula, se ela começasse ao meio-dia.

Outra opção seria o aluno afirmar que as sextas-feiras se tornariam dias de se vestir de acordo com temáticas. Os alunos poderiam ir para a aula com cabelo rosa e roupa verde para parecerem uma flor, ou pintar a pele exposta com cores da escola, para mostrar espírito de equipe. Ele poderia propor que todos os alunos e funcionários da escola se vestissem de acordo com um tema de feriado no último dia de aula antes do feriado.

Tópicos sobre o mundo exterior

Em uma aula de ciências, um aluno poderia apresentar um discurso persuasivo sobre se os alienígenas estão realmente abduzindo as pessoas, e quais celebridades foram abduzidas, com base no comportamento delas. O aluno pode representar argumentos como que os alienígenas foram atraídos para cá por causa dos episódios de "Star Trek", que eles acreditavam que eram reais, que eles encontraram o Voyager II e acreditaram que nosso convite era real, e que o mapa era uma indicação de que queríamos que eles nos visitassem.

A televisão faz você ficar burro?

Um aluno pode fazer um discurso convincente sobre por que razão não é inteligente assistir reality shows ou game shows. O aluno poderia destacar pessoas em vários programas de televisão, como o "America's Funniest Home Videos" (Os vídeos mais engraçados da América), o "World's Dumbest" (Os mais idiotas do mundo) e o segmento do David Letterman em "Stupid Human Tricks" (Truques humanos estúpidos), ou competidores em "Are You Smarter Than a 5th Grader?" (Você é mais esperto do que um aluno do quinto ano?), dentre outros. O aluno poderia questionar se as pessoas que participam desses programas demonstram que há pouca vida inteligente em nosso planeta. Ele poderia afirmar que os shows escolhem pessoas que demonstram falta de inteligência para fazer os espectadores se sentirem inteligentes.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...