Tópicos para discussão em uma reunião de equipe escolar

Escrito por denise howard | Traduzido por tiele machado
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Tópicos para discussão em uma reunião de equipe escolar
As reuniões devem ser agendadas regularmente para discutir os tópicos que forem surgindo (meeting image by Thorsten Frisch from Fotolia.com)

Reuniões de equipe e professores podem se tornar monótonas e ineficazes se forem mal planejadas. Técnicas que funcionam em sala de aula devem ser consideradas e aplicadas à reunião; instruções claras e concisas em discussões participativas são essenciais para uma reunião eficaz.

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Comunicados

Use a reunião de equipe como uma oportunidade para repassar mudanças de políticas ou currículo, principalmente mudanças importantes que podem gerar perguntas ou preocupações. Atualize o calendário de equipe com eventos agendados e horários de aula. Essa é a hora de coordenar treinamentos, agendar festas de turma e discutir sobre feriados e período de férias. Anúncios pessoais, como um noivado, também podem ser apropriados para essa ocasião. Para mudanças políticas importantes, também encaminhe um e-mail para que cada funcionário receba um aviso escrito sobre as mudanças.

Questões preocupantes

Professores que estão com dificuldades com alguns de seus alunos podem utilizar esse momento para transmitir suas preocupações ao resto da equipe. Problemas com instalações físicas, materiais escolares insuficientes ou os valores nutritivos do lanche também podem ser discutidos. Os funcionários também devem ser encorajados a falar sobre coisas que estão funcionando bem. Faça uma lista com os tópicos para discussão e peça opiniões da equipe.

Sessão de reflexão

Os membros da equipe devem ajudar uns aos outros com os problemas de sala de aula que estão enfrentando. Discuta ideias para melhorar a escola, ajudar os alunos, permanecer no orçamento ou outros problemas. Encoraje a equipe a contribuir livremente com suas ideias sem se preocupar com seu aspecto prático; criatividade pode gerar resultados surpreendentes quando diretrizes arbitrárias são levantadas. Uma sessão de reflexão não precisa ocorrer em apenas um momento; pode ser útil discutir soluções para um problema quando ele surgir na reunião. Deixe a pauta flexível para acomodar o fluxo natural da reunião.

Tarefas

Anote coisas que precisam ser feitas em seguida, como preparação para eventos próximos e implementação de novos planos de aula. Faça atribuições de tarefas aos membros da equipe e peça que eles noticiem seu progresso na próxima reunião. Uma discussão geral de coisas que devem ser feitas é bem menos eficaz do que estabelecer tarefas individuais. Não finalize a reunião até que todos estejam cientes de suas tarefas e objetivos.

Pauta

Crie uma pauta para ajudar no seguimento da reunião e garantir que tópicos importantes sejam discutidos. Cada pessoa que participar da reunião deve receber uma cópia da pauta. As reuniões devem ser tão breves quanto for possível. Os funcionários participam mais das reuniões se eles sentirem que seu tempo não está sendo desperdiçado em discussões improdutivas ou desnecessárias.

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