×
Loading ...

Tópicos fáceis para debates e discursos escolares

Atualizado em 20 julho, 2017

Escolher o tema certo para um discurso ou debate pode ser difícil, mas a maneira mais fácil de fazer isso é escrever sobre algo que se domina. A facilidade do tema pode variar de acordo com a idade e a escolaridade dos alunos, mas a escolha de tópicos conhecidos faz com que qualquer projeto seja mais simples. Considere opções como interesses pessoais, ações comunitárias, políticas escolares e questões familiares.

Tópicos fáceis dão confiança para o aluno apresentar sua opinião (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Interesses pessoais

Escrever sobre interesses pessoais torna o tempo de pesquisa muito mais agradável e, por sua vez, o projeto em si, mais fácil. Encoraje os alunos a optar por algo em que estejam interessados como controvérsias nos esportes, sites de redes sociais ou comparações entre alimentos favoritos. Isso costuma gerar bons tópicos de discurso e debate, pois são passíveis de identificação pelos estudantes, além de haver diversas maneiras de abordar a questão.

Loading...

Questões locais

Concentre-se em temas sobre questões locais para fazer com que os tópicos de discurso e debate sejam relevantes para os alunos. A relevância aumenta a participação e o interesse, além de oferecer oportunidades para que eles aprendam a ter um papel ativo na avaliação dos acontecimentos locais. Eles podem escolher temas como os eventos da comunidade, a ética da mídia e o papel das organizações. Aplicar esses tópicos ao local de moradia torna mais fácil a compreensão da influência direta dos eventos que estão debatendo, em um nível pessoal.

Questões escolares

Abordar questões escolares como temas de debate e discurso pode ser uma maneira fácil de animar os alunos para o projeto. Tópicos interessantes relacionados incluem oração na escola, testes, uniformes e trabalhos de casa. Os estudantes, sem dúvida, têm uma opinião sobre todos esses pontos diversos.

Questões familiares

Escolher temas que se relacionem com a família pode ser fácil para os alunos, pois todos têm algum tipo de referência. Os tópicos podem incluir a controvérsia sobre pais e mães que não trabalham fora, a importância dos jantares em família, o efeito do divórcio e quanto de mesada as crianças devem receber. Considere a classe e o ambiente da sala de aula antes de optar por temas delicados como divórcio ou aborto. Alguns tópicos, apesar de simples de pesquisar, devem ser reservados para estudantes mais velhos. Há muitas opções relacionadas à família, então, não será complicado levar uma que seja simples e amigável para turmas de todas as idades.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...