O que torna uma avaliação de desempenho eficaz?

Escrito por ciaran john | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Uma avaliação de desempenho eficaz envolve o feedback honesto e preciso, dado pelo supervisor ou representante de recursos humanos, para um empregado sobre seu desempenho durante um período específico de tempo. A avaliação deve seguir um formato padrão baseada na função de trabalho, para que todos os funcionários sejam avaliados sob o mesmo padrão. Ela também deve incluir instruções claras e as expectativas de desempenho futuro.

Outras pessoas estão lendo

Coletando dados

A avaliação deve começar com a coleta dos dados relacionados com o desempenho de trabalho de cada colaborador. Para a área de vendas, imprima os registros dos resultados de cada funcionário. Se você trabalha no setor industrial, os dados relevantes podem incluir os resultados de produção. Colete apenas os dados relevantes para a avaliação específica, portanto, para uma análise trimestral, não inclua informações de desempenho de trabalho de trimestres anteriores. Uma análise eficaz contém fatos concretos, ao invés de apenas opiniões.

Função

Escreva uma breve descrição da função de trabalho de cada funcionário. Faça uma lista das responsabilidades específicas e priorize cada responsabilidade, desde a mais até a menos importante. Escolha um sistema simples de pontuação para classificar o colaborador em cada área de atuação. Muitas empresas classificam o desempenho como: "excelente", "satisfatório" ou "deficiente". As pessoas que apresentam uma atuação que excede as expectativas básicas recebem a classificação de "excelente", aquelas que não apresentam o desempenho esperado são classificados como "insatisfatório" e todos os outro recebem a pontuação "satisfatório". Uma avaliação eficaz tem um sistema de classificação simples, fácil de ser seguido e que pode ser facilmente entendido pelo colocaborador.

Conclua o relatório por escrito

Classifique cada funcionário usando o sistema de pontuação escolhido. Não permita que a opinião pessoal influencie a avaliação, porque uma análise de desempenho eficaz deve conter um exame minucioso. Após a classificação do desempenho de cada funcionário, escreva um resumo utilizando dados e exemplos específicos das ações do colaborador, a fim de fornecer suporte para as avaliações. Compare a análise atual com a anterior para determinar se o desempenho do funcionário melhorou, permaneceu o mesmo ou piorou. Anote a tendência do desempenho no resumo. Para avaliações eficazes, mantenha sempre os registros das últimas avaliações, caso contrário não será possível fazer um controle de longo prazo das tendências.

Realize a análise

Reúna-se com cada funcionário e, metodicamente, examine cada seção da avaliação de desempenho. Ao final, permita que ele faça perguntas sobre cada seção do relatório que eles discordam. Informe ao funcionário as áreas nas quais ele precisa apresentar melhorias e ofereça sugestões específicas sobre como podem conseguir isso. Forneça ao colaborador a oportunidade de propor um plano de ação pessoal e mantenha uma dessa proposta anexada à avaliação de desempenho. Defina uma data para a avaliação do acompanhamento e, na próxima oportunidade, consulte o relatório preparado para a primeira reunião. Ofereça sempre a oportunidade de fornecer feedback, caso contrário os problemas graves que dificultam o desempenho do funcionário podem permanecem escondidos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível