O que torna as pítons diferentes de outras cobras gigantes?

Escrito por ted nelson | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que torna as pítons diferentes de outras cobras gigantes?
Uma píton gigante desliza pela grama (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A família píton consiste em 26 tipos diferentes de cobras. A reticulada, a burmese e a africana são as maiores. Todas elas são constritoras e espremem a presa até a morte, causando asfixia. Elas vivem em zonas tropicais da África, Ásia e Austrália. Não são encontradas naturalmente nas Américas do Norte e do Sul, embora tenham sido introduzidas ao Florida Everglades e sejam consideradas espécies invasivas. Píton era o nome da grande serpente nomeada pela Mãe Terra para guardar o oráculo nos Delfos, de acordo com a mitologia grega.

Outras pessoas estão lendo

A família Boidae

Há cinco famílias principais de cobras: Colubridae, Boidae, Viperidae, Elapidae e Hydrophiidae. Quase 2/3 das cobras no mundo vêm da família Colubridae, que são, principalmente, não venenosas. A família Boidae é o lar da maioria das cobras gigantes do mundo. A píton-africana, a píton-reticulada e a anaconda são três das maiores cobras do mundo, e todas fazem parte desta família.

O que torna as pítons diferentes de outras cobras gigantes?
Anacondas verdes são as maiores cobras do mundo (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Semelhanças entre as Anacondas e as Pítons

Tanto as pítons quanto as anacondas são cobras gigantes. Uma anaconda adulta tem, em média, 5 m de comprimento; a maior já registrada tinha 9 m de comprimento e 1,12 m de circunferência. Uma píton-reticulada adulta chega a 5 m, embora a maior já registrada tinha 10 m, de acordo com o Extreme Science. Tanto as anacondas quanto as pítons são constritoras, o que significa que elas matam suas presas por sufocamento. Incidentalmente, as anacondas são consideradas jiboias, e não um grupo separado de cobras.

O que torna as pítons diferentes de outras cobras gigantes?
Uma anaconda é, na verdade, uma jiboia (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Diferenças entre jiboias e pítons

As duas maiores cobras do mundo são a píton-reticulada e a anaconda verde. As pítons-reticuladas são maiores, mas as anacondas têm circunferência maior. Uma grande diferença entre as duas é o alcance territorial. As anacondas vivem na bacia amazônica na América do Sul e Trinidad, enquanto as pítons vivem na África, Índia e no sudeste da Ásia. As pítons têm um osso a mais na cabeça, e têm mais dentes. Pítons passam mais tempo na água, mas também vivem em árvores e no chão. Anacondas adultas passam a maior parte do tempo na água.

O que torna as pítons diferentes de outras cobras gigantes?
Anacondas passam mais tempo na água que as pítons (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Nascimento

A maior diferença entre os dois tipos de cobras gigantes é a forma como elas dão à luz os filhotes: as pítons botam ovos, as jiboias dão à luz diretamente. A mães pítons protegem ativamente seus ovos e até os aquecem se eles ficam muito frios, mas depois que os ovos chocam e os bebês nascem, eles vivem por conta própria. Os bebês de jiboias nascem através de uma abertura chamada cloaca. Eles são revestidos por uma membrana logo que nascem, a qual eles devem romper para sair. Como as pítons, os bebês jiboia não devem esperar proteção de suas mães depois que nascem, defendendo a si mesmos sozinhos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível