Como tornar seu cachorro o melhor cão de caça de aves

Escrito por christina crowe | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como tornar seu cachorro o melhor cão de caça de aves
Treine seu cão para que ele se torne o melhor cão de caça de aves (hunting dog sporting pet blue weimaraner image by Paul Retherford from Fotolia.com)

Os cães de caça de aves dão donos de uma habilidade para caçar aves aquáticas e outras aves com facilidade. Isso ocorre porque os cães de caça enfrentam qualquer coisa - ervas daninhas, água, lama, neve e muito mais - para trazer de volta a ave que você abateu. Mesmo que o treino de um cão de caça possa exigir bastante trabalho, o resultado final é muito gratificante, pois seu cão não será apenas bem-sucedido em caçar aves aquáticas: ele também vai se tornar um companheiro fiel e obediente ao longo da vida. Tenha em mente que alguns cães são mais fáceis de treinar como cães de caça de aves do que outros. As melhores raças para caça de aves são Terriers, Retrievers, Spaniels e Pointers.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Iscas artificiais aquáticas
  • Bonecos de aves aquáticas
  • Terreno para treino
  • Coleira
  • Biscoitos para cães

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Comece a treinar um filhote de cachorro em vez de um cão mais velho. Apesar de ser mais fácil ter um cão que já seja treinado para caçar aves, é melhor construir o seu relacionamento com o cão treinando-o você mesmo. Dessa forma, ele vai se tornar leal a você mais facilmente durante o treinamento.

  2. 2

    Ensine ao seu cão todos os comandos básicos, tais como "sentar", "ficar" e "vir". Isso irá prepará-lo para os comandos mais difíceis necessários para caçar aves. Recompense seu cão com elogios ou biscoitos para conduzi-lo através do processo de aprendizagem. Por exemplo, ao ensinar o comando "sentar", dê biscoitos a ele cada vez que ele obedecê-lo. Você também deve ensinar a seu cão o local correto para fazer as necessidades básicas, pois dará a ele a característica de obediência.

  3. 3

    Apresente o cão para a água. Alguns cães têm medo de água ou simplesmente não gostam de se molhar. Se o cão achar a água divertida enquanto é jovem e também obter recompensas ao brincar nela, ele vai adorar se jogar na água quando caçar aves aquáticas. Mostre a seu cão uma pequena piscina para dar-lhe tempo de se acostumar com a água antes de ir para grandes locais, como lagos, rios e riachos. Elogie o animal cada vez que ele entrar na água e retornar para você, pois isso vai ensinar-lhe que ele está fazendo algo de bom.

  4. 4

    Ensine o seu cão a diferença entre uma isca aquática artificial e uma isca aquática real. Antes de levar o cão para treino, espalhe iscas artificiais em torno do jardim. Leve o cachorro para fora e espalhe os bonecos de aves perto das iscas para que seu cão possa percebê-los. Essa tática de treinamento vai ajudar o seu cão a se acostumar com o cheiro de aves aquáticas. Recompense-o cada vez que ele recuperar os bonecos de aves aquáticas e não as iscas. Tente treiná-lo diariamente.

    Os bonecos de aves aquáticas que você usar podem ser aves aquáticas mortas que você pode ter abatido, ou você pode comprar bonecos dessas aves e iscas em lojas de animais ou pela Internet.

  5. 5

    Ensine seu cão a caçar aves aquáticas na água. Coloque iscas de aves aquáticas em torno de um pequeno lago e depois jogue bonecos de aves aquáticas no lago para que o seu cão recupere. Recompense seu cão cada vez que ele trazer de volta um boneco de ave aquática.

  6. 6

    Apresente seu cão para as situações de caça. Leve seu cão para a prática de alvo para que ele se acostume com o som dos tiros. Isso irá prepará-lo para a verdadeira caça quando você abater as aves. Ele também ficará mais relaxado quando for caçar pela primeira vez.

  7. 7

    Treine o seu cão de caça para afastar os pássaros escondidos. Esconda de quatro a cinco biscoitos de cão em um arbusto ou outra área. No primeiro dia de treinamento, ajude o seu cão encontrar os biscoitos, levando-o até eles. Todos os dias esconda os biscoitos em uma área diferente e ajude cada vez menos, até que seu cão tenha se acostumado a encontrar os biscoitos por conta própria.

    Quando achar que seu cão está pronto, prepare algumas meias com aves mortas e mantenha-as perto do focinho do seu cão para que ele possa cheirá-las. Em seguida, certificando-se de que seu cão não esteja nas proximidades, esconda as meias recheadas juntamente com um ou dois biscoitos de cão em outra área e, em seguida, deixe seu cão encontrá-las. Elogie-o toda vez que ele localizar as meias recheadas. Após várias semanas, leve seu cão para uma área onde existam aves reais. Se ele buscar uma ave, recompense-o com um biscoito de cão.

  8. 8

    Ensine seu cão de caça a realizar uma busca cega. Quando você abater um pássaro, seu cão provavelmente não será capaz de ver onde ele caiu, assim ele vai precisar realizar uma busca cega. Coloque algumas iscas ao redor de uma grande área de terra para ensinar seu cão a ignorar os objetos que ele não deve recuperar. Com o seu cão dentro ou fora de sua visão, coloque um pássaro morto entre as iscas e, em seguida, busque o seu cão. Vá com seu cão para ajudar a encontrar o pássaro. Uma vez que ele o encontrar, recompense-o com um biscoito de cão.

    Conforme as semanas passam durante esse treinamento, pare, pouco a pouco, de ajudar seu cão a encontrar o pássaro morto, até que ele aprenda o que precisa ser feito para obter elogios. Ele começará a procurar o pássaro por conta própria. Além disso, pratique a busca cega em diferentes condições de tempo - vento, chuva, neve, neblina, etc - para que seu cão se acostume com tudo isso. Uma vez que ele estiver pronto, comece abatendo aves e incentive seu cão a ir a buscá-las.

Dicas & Advertências

  • Treine com seu cão muitas vezes para que ele possa melhorar seu desempenho de caça.
  • Tente usar cenários de caça realistas durante o treinamento, para que a caça seja mais natural para o seu cão na primeira vez em que ele for caçar aves.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível