×
Loading ...

Como se tornar um distribuidor de vinho e cerveja

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Vinho e cerveja são servidos em todo tipo de eventos e locais. Por isso, escolher uma carreira que envolva a distribuição dos dois tipos de bebida mais acessíveis seria uma ótima maneira de ganhar o pão. Tire a prova disso tomando todos os passos necessários para abrir uma distribuidora.

Instruções

Monitore as tendências de cervejas e vinhos para manter seus clientes atualizados (beer image by sasha from Fotolia.com)
  1. Aborde a criação da distribuidora da perspectiva empresarial; só porque você está lidando com bebidas, não significa que não seja preciso ter um plano de negócios de longo prazo que leve em conta uma avaliação da quantia de que você precisa para começar a sua empresa, metas e objetivos, estratégias de marketing e políticas.

    Loading...
  2. Pesquise a concorrência na região para ver se faz sentido colocar mais uma distribuidora no mercado. Pesquise em classificados e na internet para localizar os nomes dos distribuidores de vinho e cerveja do bairro. Pergunte aos compradores em supermercados, mercearias, lojas de bebidas e outros varejistas sobre seus fornecedores de bebidas. A partir dessa pesquisa, decida se vale a pena abrir a empresa.

  3. No órgão da prefeitura responsável, providencie o alvará para distribuir cerveja e vinho. Entre em contato com fabricantes dessas bebidas assim que você tiver obtido as licenças. Negocie contratos para distribuir uma ou mais marcas. Procure aconselhamento com a equipe de marketing e de vendas para saber quais são os produtos mais vendidos. Descubra se cada empresa que você vai representar está disposta a fornecer algum marketing ou apoio em publicidade para seus clientes.

  4. Prepare um depósito e coloque prateleiras para armazenar grandes quantidades de cervejas e vinhos. Assim, seu estoque estará sempre pronto para atender pedidos. Escolha um seguro proporcional à quantidade de inventário que você planeja manter. Invista em pelo menos uma van comercial para entregas. Coloque a van em nome da distribuidora para que a companhia de seguros lhe dê cobertura.

  5. Mantenha em dia as diversas tarefas que vai ser obrigado a executar em nome da distribuidora, inclusive ligar para novos revendedores, fornecer para os clientes existentes, manter o controle do fluxo de caixa, conseguir linhas de crédito, conferir o estoque e as outras responsabilidades associadas à rotina de proprietário/operador de uma empresa. Acompanhe as tendências do mercado de cerveja e vinho.

  6. Estabeleça relações com trabalhadores autônomos que vão ajudá-lo a manter a distribuidora com força total. Contrate um bom contador, um mecânico confiável para cuidar da van de entrega e uma faxineira. Invista tempo e dinheiro para se filiar a organizações do setor que prestem serviços, treinamento e auxílio a pessoas do ramo de distribuição de bebidas.

Loading...

Dicas

  • Distribuidoras de bebidas alcoólicas estão sujeitas a diversas leis, então esteja por dentro das legislações associadas à venda de suas mercadorias, além de novas que possam afetar os produtos.

O que você precisa

  • Plano de negócios
  • Pesquisa de concorrência
  • Licenças e alvará
  • Depósito
  • Sistema de armazenamento
  • Computador
  • Van comercial
  • Protocolos operacionais
  • Seguro

Referências

Loading ...
Loading ...