Mais
×

Como se tornar um grande capitão de time de futebol

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Assim como em qualquer equipe, um time de futebol precisa de um jogador que possa liderá-lo dentro e fora de campo para ter sucesso. Esse é o trabalho do capitão. Um bom capitão precisa conquistar o respeito dos seus companheiros de equipe, ouvir os técnicos e conhecer absolutamente tudo sobre cada jogada e formação. Ele também precisa ser capaz de escolher os jogadores que entram e saem do time, quando necessário.

Instruções

Um time de futebol precisa de um jogador que possa liderá-lo dentro e fora de campo para ter sucesso (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Lidere o time em todos os treinamentos e exercícios. Se o capitão se mostrar desinteressado no treino, não se pode esperar que os jogadores ajam de outra maneira. Um capitão de time de futebol deve ser o primeiro a chegar e o último a sair do campo nos treinos. Ele deve se certificar de que cada jogador se esforce nos exercícios e mantenha sua dieta. Se um jogador estiver fora de forma ou não estiver preparado, o capitão deve estar pronto para tirá-lo do campo e, se necessário, falar com o técnico sobre a situação.

  2. Comunique-se com os jogadores durante o jogo. É importante para o time que os jogadores entendam-se sobre passes, cenários defensivos e outras situações de jogo. O capitão deve ser o líder nisso, observando o campo e gritando tudo o que ele perceber para seus companheiros. Quando a bola estiver fora de jogo, o capitão deve tentar se comunicar com um ou dois jogadores próximos sobre a situação do jogo. Basicamente, a voz dele deve estar tão dolorida quanto seu corpo ao fim da partida.

  3. Converse com os juízes sobre faltas e impeça seus jogadores de fazê-lo. Árbitros de futebol não hesitarão em dar cartões para jogadores que reclamam. É trabalho do capitão intervir e retirar o jogador de perto do árbitro, não importando se o companheiro tenha ou não razão. Também é dever do capitão conversar com os árbitros, mesmo que ele não esteja diretamente envolvido na jogada. Lembre-se, no entanto, de conversar com os juízes de maneira polida e respeitosa, já que não quer receber um cartão.

  4. Saiba seu lugar no campo. O capitão de um time de futebol nem sempre é o melhor jogador do time. Só porque você é o capitão, não significa que deve tentar jogadas difíceis que um companheiro faria mais facilmente. Ao mesmo tempo, o capitão deve saber quando carregar o time nas costas. Um verdadeiro líder de um time de futebol precisa ser capaz de ler cada cenário de jogo possível e também precisa saber o que fazer para empurrar o time e fazer com que ele jogue o melhor possível.

  5. Olhe e ouça o técnico durante o jogo. Isso é especialmente importante durante pausas. O técnico pode perceber alguma coisa que precisa ser mudada ou pode querer trocar a formação do time. Como capitão, é sua função reparar no técnico e fazer quaisquer ajudes que ele queira fazer. Um capitão também deve dar as boas vindas aos novos jogadores que entram em campo. Além da moral, isso é bom, já que o substituto pode ter uma mensagem do treinador.

Aviso

  • Nunca discuta com o técnico na frente dos seus companheiros. Como capitão, isso pode criar um grande problema entre você, o treinador e seus companheiros, já que eles podem querer "escolher um lado". Se tiver um desentendimento com o técnico, discuta com ele em particular.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article