Mais
×

Como se tornar um grande mestre de xadrez

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando puder ser chamado de "grande mestre de xadrez", você acabou de alcançar o auge dentro desse universo tão competitivo. A estrada para esse título é pavimentada de milhares de partidas perdas e ganhas, anos de estudo e uma verdadeira paixão pelo jogo. Para se tornar um grande mestre, você deve seguir certos protocolos que foram estabelecidos pela Federação Internacional de Xadrez (ou FIDE).

Instruções

Os grandes mestres de xadrez certamente estudaram muito para conseguir esse título (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)
  1. Associe-se a um clube de xadrez que patrocine torneios reconhecidos pela FIDE. Deve-se alcançar certas classificações, a fim de ser considerado pela Federação, e esse é o primeiro passo para se tornar um grande mestre. O site da FIDE apresenta uma lista dos clubes participantes no mundo inteiro.

  2. Encontre um professor experiente. Há vários instrutores ao redor do país que ajudarão um sério entusiasta a melhorar o desempenho. Procure por um que tenha muita experiência em torneios da FIDE e uma alta classificação ELO (a classificação concedida aos participantes bem-sucedidos na FIDE), de pelo menos 1800.

    Consiga um professor experiente para auxiliá-lo (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  3. Estude os trabalhos de grandes mestres anteriores. Há uma grande variedade de livros e outros materiais que oferecem cobertura passo a passo dos melhores jogos desses campeões. As técnicas podem ser incorporadas a seu jogo e ajudá-lo a se tornar um jogador de xadrez melhor.

    Há excelentes materiais para se aperfeiçoar na arte do xadrez (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  4. Jogue sempre. Você não conseguirá melhorar caso não jogue. E também não adquirirá as classificações, se não participar dos torneios da FIDE.

  5. Assista a torneios, mesmo que não esteja participando. Você não apenas será capaz de aprender várias estratégias, mas também se familiarizará com os jogos daqueles que poderá encontrar no futuro. Adicionalmente, será possível conhecer pessoas que compartilhem de sua paixão.

    Assista a torneios de xadrez, mesmo que não participe deles (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  6. Aprenda e siga as regras e os regulamentos do xadrez e da FIDE, desse modo os esforços serão recompensados. Há orientações específicas para vários torneios, bem como informações que poderão auxiliá-lo na jornada para se tornar um grande mestre. Para isso, visite o site da FIDE.

Aviso

  • Não pense que você se tornará um grande mestre da noite para o dia. Para isso, não apenas é preciso ter uma classificação acima de 2500, mas também um desempenho com classificação acima de 2600 contra três grandes mestres, o que, é desnecessário dizer, não é tarefa fácil. Esse certamente é um caso onde a paciência é uma virtude.

O que você precisa

  • Acesso à internet
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article