Mais
×

Como tornar um intercâmbio uma experiência fantástica

Fazer um intercâmbio em um país diferente, com idioma, cultura e costumes totalmente opostos aos nossos é uma oportunidade única na vida de uma pessoa. Assim, dependendo da maneira com que cada um lida com essas diferenças, o intercâmbio pode acabar se tornando uma experiência mais do que agradável e se tornar um período inesquecível.

intercâmbio inesquecível (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

O intercâmbio não faz tudo por você

Sair do seu país significa sair da sua zona de conforto. Tudo aquilo que parece conhecido e confortável muda de repente e cabe a cada um saber enfrentar estas mudanças. É importante antes da viagem estudar o local do intercâmbio, para que não tenha surpresas desagradáveis ao chegar. Além disso, como em toda viagem, é preciso estar aberto para as diferenças, aprendendo a ter empatia pelos diferentes estilos de vida. A viagem tem uma data de volta marcada e isto ajuda a não exitar quando surgir algum programa novo e surpreendente.

intercâmbio (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Mantenha uma mente aberta e positiva

Para que o intercâmbio seja completo e inesquecível é preciso se livrar da tendência de que o lugar em que vive e os seus costumes são o referencial para todo tipo de coisa. Tratar a viagem como uma oportunidade para reflexão de vida, observando, perguntado e principalmente ouvindo o que muitos têm a dizer pode ser um ponto a mais na sua experiência. Dessa forma percebemos que não existe apenas uma maneira de pensar e agir.

Mente aberta (Pixland/Pixland/Getty Images)

Faça amizades

Caso esteja em um intercâmbio para aprender uma nova língua, a maneira mais eficiente de praticar a língua é se relacionando com pessoas de outros países. Normalmente em cursos de línguas as pessoas vêm de locais com línguas nativas totalmente diferentes, fazendo com que você seja "forçado" a falar a língua que está aprendendo. Isso é ótimo, pois você pode aprender com os erros dos outros e ensinar também, tornando a prática muito mais agradável. Resista à tentação de andar somente com brasileiros!

Amizades (Pinnacle Pictures/Photodisc/Getty Images)

Planeje-se e organize-se

Uma viagem para outro país exige um rol de burocracias, que podem ser chatas à primeira vista, mas que são essenciais para o bom andamento do intercâmbio. Providenciar o passaporte, o visto, a compra das passagens aéreas antecipadas, seguro saúde, além de planejar os gastos com cartão e câmbio são atitudes que previnem futuros problemas. Ficar atento às políticas de cada país com relação a vacinas e proibições de qualquer outra natureza também é valido, o que pode ser feito acessando sites do governo do país de destino. É importante planejar tudo com meses de antecedência, para não ter nenhuma surpresa desagradável.

Organize-se (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Referências

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article