on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como se tornar um judeu hassídico

Atualizado em 17 abril, 2017

Hassidismo é uma parte do judaísmo ortodoxo. Baseia-se na filosofia espiritual que enfatiza uma forte crença em Deus e a oração como parte da vida diária, incluindo a realização de boas ações. Os grupos hassídicos concordam quanto aos rituais básicos, mas em alguns as interpretações de suas práticas são ligeiramente variáveis.

Instruções

Um judeu hassídico deve seguir a Torá, as leis judaicas, estritamente (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Conheça a história de ser um hassídico antes de tentar se tornar um. Saiba que o movimento começou na Polônia, em 1734, e subsequentemente se difundiu para a Lituânia e outras áreas. Entenda que sob a liderança de Bael Shem Tov, as visões religiosas naquela época enfatizavam o misticismo com conceitos de oração que ainda hoje são seguidos. Note que seus seguidores consideravam que os atos emanam de eventos alegres como uma maneira de adorar a Deus. Assista a um casamento hassídico e verá, por seus cantos fervorosos e danças, até que ponto eles acreditam em celebrações alegres.

    Loading...
  2. Considere que um judeu é alguém nascido de mãe judia ou que se submeteu e aceitou a conversão ortodoxa. Perceba que não há uma cerimônia formal estrita para se tornar um hassídico, mas qualquer judeu que queira seguir esses rituais e comprometer-se com os seus princípios pode se juntar.

  3. Encontre um rabino para ser seu mentor e líder espiritual. Note que rabino e rabi não são a mesma coisa, pois este último se ordenou para se tornar um líder judeu, enquanto o rabino não apenas é um total conhecedor da Torá, as leis judaicas, mas especializa-se em servir o Hassidim. Encontre um rabino contactando qualquer organização Hassidim ou sinagoga local. Vá até o rabino e declare sua obediência à doutrina e estilo de vida hassídicos, e prometa seguir seu conselho.

  4. Reúna-se regularmente com o rabino em base individual e una-se a grupos de estudo ou sessões de adoração para aprender as complexidades das crenças e costumes hassídicos. Considere as leis da Torá, particularmente a observância do Sabbath e alimentação kosher, como pontos de partida.

  5. Esteja preparado para desistir de usar roupas características da cultura ocidental e siga o código de vestuário do grupo ao qual deseja se unir. Se você for um homem, use chapéu, mostrando seu respeito a Deus ao cobrir a cabeça. Considere o uso de fedora, quipá, que é solidéu que cobre a cabeça, ou de um chapéu de pele conhecido como "stremel". Selecione uma vestimenta escura ou preta, e use franjas, chamadas "tzizes", nos quatro cantos da roupa para seguir o mandamento da Torá. Perceba que os meninos e os homens usam "payas" ou costeletas, e os adultos deixam crescer a barba, como uma forma de obedecer a Deus. Esteja ciente de que as mulheres cortam o cabelo e usam uma peruca para evitar serem atraentes para outros homens que não sejam seus maridos. Note que elas usam mangas compridas e nenhuma roupa curta. Esteja disposto a seguir esses costumes.

  6. Reflita sobre a possibilidade de mudar para uma das comunidades hassídicas que podem ser encontradas no mundo todo. Una-se a uma depois de completar as etapas exigidas. Nesse ponto, você será um membro reconhecido do grupo, um judeu hassídico.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...