Mais
×

Como se tornar um pianista concertista

Atualizado em 17 abril, 2017

Aprender a se tornar um pianista concertista requer nervos de aço, uma personalidade extravagante e um alto nível de habilidade. Você acha que Liberace e Dino simplesmente sentaram-se atrás de um piano e iniciaram uma carreira como pianistas concertistas de imediato? No entanto, não é preciso ter um piano incrustado de diamantes e outras coisas chamativas para ganhar a vida neste tipo de carreira musical.

Instruções

Uma pianista clássica (http://www.nfb.ca/cinerobot/cinerobotheque/IMG428x321_WEB/51/51019/1.jpg)
  1. Saiba ler música. Se só souber tocar de ouvido, não haverão grandes chances de se tornar um pianista concertista. Ao tocar de ouvido, você está simplesmente repetindo a mesma coisa que muitos pianistas já tocaram antes. Os amantes da boa música querem ouvir uma interpretação diferente -- a sua própria -- das mesmas músicas clássicas que ouviram antes. Você deve conseguir ler as partituras para poder imprimir nelas o seu toque pessoal.

  2. Pratique o máximo que puder. Mesmo se achar que já é um grande pianista, a prática é a chave para transformar sua habilidade em uma profissão e alcançar o rótulo de "concertista". Até o Liberace praticou, e isso irá ajudar você a manter mente focada e os dedos soltos.

  3. Tenha paixão, dedicação e amor pela música. As pessoas irão saber caso não goste muito de música, porque isso irá transparecer na maneira em que você toca piano. A música tem tanto a ver com sentimentos e emoções quanto habilidade. Sem sentimento, a sua música fica monótona e chata, e os ouvintes irão perceber.

  4. Estude a teoria e aspectos técnicos do piano. Se quiser se tornar um artista, é preciso saber tudo que há sobre as músicas que você está tocando e o instrumento que toca. Estude a história do seu estilo música, seja barroco, contemporâneo ou qualquer outra época. Conheça as influências culturais e a história da pessoa que a compôs. Quanto mais conhecimento tiver, mais interpretação e sentimento irá transparecer quando estiver tocando.

  5. Comece a tocar para o público. Sua família e amigos irão dizer que você é ótimo, independentemente da verdade. Encontre outras pessoas, como outros músicos e outras pessoas na indústria da música para ouvi-lo tocar. Eles lhe darão opiniões honestas e comentários que o ajudarão a se tornar um pianista. Quanto mais se apresentar para as pessoas, o mais provável será de conseguir tocar em espaços maiores.

  6. Mereça o título de "pianista". Não se pode simplesmente tocar para algumas pessoas e se denominar um pianista de concerto. Este é um título que colegas lhe darão depois de ter adquirido a experiência e habilidades necessárias para ter um título tão prestigiado.

  7. Crie um chamariz. Muitas pessoas bem-sucedidas têm truques que as ajudaram a serem notadas em sua indústria. Jimi Hendrix, por exemplo, tocou por trás da cabeça e ateou fogo em sua guitarra. Criar algo deste tipo lhe trará destaque e pode atrair mais pessoas para seus concertos.

Dicas

  • Sinta-se confortável tocando na frente das pessoas. Como pianista de concerto, toda a sua carreira é baseada em desempenho no palco para o público, que pode ser bastante crítico. Ao não se sentir bem com esse ideia, supere esse problema ou procure outra carreira.
  • Toque em concursos. Vencer concursos de piano não necessariamente o tornam um "pianista", mas lhe fará ser notado por seus conhecidos e colegas.

Aviso

  • Esteja preparado para receber críticas em seu percurso para se tornar um pianista de concerto. As pessoas irão dizer algumas coisas ruins e não irão se conter. Se deixar comentários negativos o desencorajarem a alcançar seu sonho, você nunca será um pianista de sucesso. Use os comentários negativos para alimentar a sua ambição e mostrar a eles que estão errados.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article