Mais
×

Como tornar o solado de um sapato social mais aderente

Atualizado em 23 fevereiro, 2018

Usar um sapato social novo para uma ocasião especial como uma festa faz você se sentir elegante e deixa sua roupa um pouco mais imponente. Porém, um solado novo muito liso pode ser perigoso quando se anda pela primeira vez sobre superfícies de madeira, azulejo ou piso de linóleo. Felizmente, é possível fazer marcas ou ranhuras no fundo do calçado com utensílios domésticos comuns para dar mais tração.

Instruções

Sapatos novos com solado liso podem ser perigosos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Tesoura

  1. Abra a tesoura de modo que as lâminas fiquem expostas. Se achar melhor, use uma tesoura de cozinha.

  2. Enrole uma toalha de rosto ou pano de prato em volta de um cabo ou lâmina da tesoura. Assim, você poderá segurá-la sem risco de se cortar.

  3. Segure um pé do sapato na outra mão com o solado virado para cima.

  4. Faça vários cortes rasos em cruz na parte da frente da sola do sapato usando a lâmina da tesoura. Corte com cuidado para evitar furar o solado; os cortes devem ter cerca de 1,5 mm de profundidade.

    Lixa

  1. Segure uma lixa de granulação média em uma das mãos e um pé do sapato na outra com o solado virado para cima.

  2. Passe a lixe na parte da frente da sola do sapato de 10 a 20 vezes para deixá-la mais áspera. Evite lixar qualquer outra parte do calçado para não estragá-lo.

  3. Use uma toalha macia para limpar os resíduos de material deixados pela lixa que possam estar agarrados aos sapatos. Experimente o calçado antes de usá-lo para ir a um evento. Assim, será possível ter certeza de que ele não vai fazer você escorregar.

O que você precisa

  • Tesoura grande
  • Toalha
  • Lixa de granulação média
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article