O que é um torno CNC?

Escrito por dave donovan | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um torno CNC?
O comando CNC é utilizado em diversos tipos de máquinas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

CNC é a abreviação de Controle Numérico Computadorizado. É um método usado na usinagem moderna que executa uma vasta gama de tarefas associadas. Nesse artigo, iremos dar uma olhada no maquinário CNC e como ele é usado em grandes aplicações de fabricação de metais e também por milhares de entusiastas como passatempo em casa.

Outras pessoas estão lendo

História

Antes da invenção do maquinário CNC, a fabricação metalúrgica era desempenhada pelas máquinas NC (de controle numérico). Essas máquinas foram projetadas e desenvolvidas no final dos anos 40 e início dos anos 50 por John T. Parsons, que trabalhou em colaboração com o MIT. O trabalho conduzido por Parsons e o MIT foi comissionado pela Força Aérea dos Estados Unidos como um meio de desenvolver um modo mais custo-eficiente de fabricar partes de aeronaves que apresentavam curvas geométricas complexas. Durante o curso da década, as máquinas NC tornaram-se o padrão industrial.

Em 1967, o conceito de maquinário controlado pelo computador começou a circular. Em 1972, um desenvolvimento maior na evolução do CNC começou a ganhar espaço, com a implementação do CAD (desenho assistido por computador) e o CAM (programa assistido por computador). Em 1976, os primeiros sistemas CAD/CAM foram introduzidos e pelos meados de 1989, as máquinas CNC tornaram-se reconhecidas como o padrão industrial.

Importância

As máquinas originais NC eram controladas por cartões de papel perfurados que apresentavam uma série de códigos -- chamados códigos G -- que davam à máquina as instruções de posicionamento. Essas máquinas eram todas cabeadas e, como tal, não eram capazes de mudar seus parâmetros pré-determinados. Com o desenvolvimento do maquinário CNC como fresadoras e tornos, os códigos G ainda são usados como um meio de controle mas são agora desenvolvidos, controlados e conduzidos através de computadores. Em algumas das mais recentes variações dessas máquinas, os códigos G e os comandos locais são combinados para formar uma nova linguagem de programação chamada programas paramétricos. As máquinas que apresentam esses programas permitem ao operador fazer ajustes sob medida e tornam mais fácil acessar parâmetros importantes do sistema.

A vantagem primordial do maquinário CNC é que ele permite uma alta precisão, eficiência, produtividade e segurança acima das outras formas de equipamento metalúrgico. Com esse maquinário, o operador é colocado em menos risco e a interação humana é significantemente reduzida. Em muitas aplicações, o equipamento CNC pode continuar a operar sem necessidade de operador constante. Se ocorrer algum erro ou problema, o programa da máquina cessa automaticamente a operação e avisa ou liga para o operador ausente.

Tipos

Virtualmente cada peça de equipamento metalúrgico é disponível na variação CNC. Isso inclui tornos, eletroerosão, furadeiras, fresadoras, roteadores, puncionadeiras, trituradoras e aparelhos de corte de alta precisão apresentando plasma, laser, jato de água ou propulsores de oxi-combustível.

As máquinas CNC modernas podem ser combinadas em uma unidade de fabricação chamada célula. Essas células são usadas para criar peças unitárias complexas que podem ser controladas através de uma simples aplicação de programa.

O que é um torno CNC?
Praticamente todas as máquinas podem usar o comando CNC (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Considerações

Atualmente, muitas pessoas abrem e dirigem pequenas lojas com maquinário CNC nas próprias garagens ou porões. Essa é uma área de tremendo interesse para muitos amadores procurando por um novo desafio. Da criação da própria fabricação de metal e utensílios de madeira às aplicações de perfuração controladas por computador, a máquina CNC tem aberto um inteiro mundo novo para mentes criativas encontrarem novos modos de fazer com que suas idéias criem vida.

Benefícios

Os benefícios do maquinário CNC:

Corte de custos. O maquinário CNC permite ao operador aproveitar plenamente a matéria-prima. Com sua precisão, o desperdício é diminuído -- o que minimiza perdas e aumenta os lucros sobre os custos.

Velocidade. Esse maquinário pode produzir rapidamente peças que normalmente, de outro modo, requeririam muitas etapas para serem fabricadas.

Segurança. Porque o processo de fabricação é completamente automatizado, o operador é mantido fora de risco, permitindo um ambiente de trabalho bem mais seguro.

Aumento da eficiência. As máquinas CNC são o meio mais eficiente de criar um componente, devido ao fato que a maioria apresenta detectores que certificam a qualidade interna. No momento em que um erro ou deficiência é detectada em um produto, a operação é interrompida para prevenir perda adicional de material.

Com a eficiência desse maquinário em adição à velocidade de produção e consumo otimizado de matéria-prima, é fácil ver porque ele é o padrão ouro da metalurgia e fabricação de peças.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível