O que fazer quando se tem um tornozelo inchado?

Escrito por chris sherwood | Traduzido por lara scheffer
O que fazer quando se tem um tornozelo inchado?

Existem várias causas para o edema no tornozelo

Os edemas no tornozelo ocorrem por vários motivos, incluindo lesão, gravidez, problemas na dieta e doenças. Independentemente da causa, um tornozelo inchado pode tornar a realização de tarefas rotineiras difícil. Felizmente, existem algumas opções de tratamento para ajudar a aliviar o inchaço e fazer com que você possa voltar à rotina normal.

Outras pessoas estão lendo

Elevação

Uma das primeiras atitudes que você deve tomar quando perceber o edema no tornozelo é elevá-lo. Sente em uma cadeira e encontre um local para descansar o pé que faça com que o tornozelo fique ao nível do seu coração. Isso ajudará a diminuir o fluxo sanguíneo da área, que, por sua vez, ajuda a diminuir o inchaço.

Gelo

Depois de elevar o tornozelo, use gelo para aliviar ainda mais o inchaço. Você pode estar tentado a utilizar o calor para tratar a área, mas ele nem sempre é o procedimento adequado quando se está lidando com um edema. O calor tem a capacidade de abrir os vasos sanguíneos e permitir que mais sangue circule na área. Embora isso possa ajudar a transportar as células curativas para o local nos casos em que o edema ocorre devido a uma lesão, também contribui para o edema e ainda aumenta sua magnitude. O gelo, por outro lado, ajuda a reduzir o fluxo sanguíneo na área inchada, reduzindo, assim, o inchaço do tornozelo.

Compressão

Envolver o tornozelo com ataduras também ajudará a aliviar o edema. Além de fornecer apoio às articulações e tecidos da área, as ataduras também exercem uma certa compressão no local, e isso ajuda ao limitar o inchaço.

Medicamento

Quando os edemas no tornozelo são acompanhados de dor, pode-se utilizar um analgésico vendido sem receita, como o Aleve ou ibuprofeno, para ajudar a reduzir a dor no local. A maioria dos tornozelos inchados não causam dor o suficiente para justificar o uso de analgésicos prescritos, já que os possíveis efeitos colaterais geralmente prevalecem sobre os benefícios. Se a causa do edema for a gravidez, converse com seu médico antes de tomar qualquer remédio, inclusive os analgésicos sem receita.

Atividade balanceada

Se o edema no seu tornozelo foi causado devido a uma lesão, uma das melhores coisas a se fazer para ajudar na recuperação é aumentar lentamente seu nível de atividade. Isso pode ser feito em casa, mas nos casos mais sérios (como em casos de torção), talvez seja preciso a ajuda de um fisioterapeuta. Voltar a trabalhar o tornozelo ajudará a reforçar os músculos e também a regular a circulação sanguínea na área. É importante balancear a quantidade de atividade realizada com grandes períodos de repouso. Exercitar demais o tornozelo pode causar lesões maiores e mais graves se você não tiver cuidado.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media