×
Loading ...

Como fazer uma Torre de Pisa de papel machê

Atualizado em 17 abril, 2017

A Torre de Pisa é uma peça arquitetônica mundialmente famosa que data de 1173, quando sua construção foi iniciada sob a direção do arquiteto Bonanno Pisano. O monumento na verdade é a torre do sino da catedral de Pisa e pesa quase 15 mil toneladas. Ela foi construída em estágios e, após o terceiro de seus oito andares ter sido completado, a terra onde estava, uma mistura instável de areia e a argila, fez com que a torre começasse a afundar devido ao seu peso, causando assim a famosa inclinação que conhecemos hoje.

Instruções

  1. Rasgue o jornal em tiras de aproximadamente 1,2 a 1,9 cm de largura. Deixe-as de lado junto com jornais extras caso sejam necessárias mais tiras. Em uma tigela grande, misture o papel machê com 5 g de sal, uma xícara de farinha de trigo e duas de água até formar uma pasta fina. Você pode dobrar a receita se precisar de mais papel machê para completar o projeto.

    Loading...
  2. Cubra sua superfície de trabalho com mais jornais ou papel toalha para facilitar a limpeza. Olhe a imagem da Torre de Pisa para se lembrar do modelo. Corte o topo da garrafa vazia, logo abaixo do gargalo, e corte também seu fundo, de forma angular para criar o efeito inclinado.

  3. Pegue as tiras de jornal e mergulhe-as completamente na pasta de papel machê. Passe as tiras entre seus dedos para remover o excesso e cole-as na garrafa, fazendo camadas. Repita o processo até que a garrafa esteja completamente coberta com uma ou duas camadas de tiras. Deixe-a o mais reta possível para que comece a secar.

  4. Realize o mesmo processo no interior e no exterior do copo de isopor ou no exterior do rolo de papel higiênico. Independente da sua escolha, esse pedaço será a parte do topo da torre do sino. Deixe-o de pé para que seque e volte para a garrafa.

  5. Toque na garrafa para ver se ela está pegajosa. Quando as tiras estiverem secas e ainda pegajosas, continue adicionando outra camada de papel machê. Esse processo deve levar 12 horas. Repita o processo até que a estrutura esteja firme ou no formato que você deseja. Para criar dimensões, enrole várias tiras de jornal juntas e fixe-as como uma "corda" coberta com papel machê horizontalmente, ao redor da torre, para delimitar os andares.

  6. Fixe o topo da torre (o copo de isopor ou o rolo de papel higiênico), adicionando algumas camadas de papel machê sobre ele, prendendo-o na garrafa. Faça isso antes que ele esteja muito espesso, para manter as peças igualadas.

  7. Deixe a última camada de papel machê secar entre 24 e 48 horas antes de pintar, decorar ou adicionar mais detalhes para completar sua Torre de Pisa.

Loading...

O que você precisa

  • Papel machê
  • Tigela
  • Jornal
  • Papel toalha
  • Garrafa plástica de 2 litros
  • Copo de isopor de 240 ml ou rolo de papel higiênico vazio
  • Tesoura
  • Imagem da Torre de Pisa
  • Tinta

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...