Mais
×

Como tosar cachorros muito peludos

Atualizado em 17 abril, 2017

Um cachorro que é tratado adequadamente não só fica com a aparência melhor, mas se sente melhor também. Remover o pelo emaranhado e pesado antes do verão pode salvar um cachorro de pulgas e muito calor. Passar pelo verão com um pelo grosso pode ser uma tortura para o animal. Raças como o pastor alemão e o terra-nova têm o pelo muito pesado. Tosar seus casacos pesados pode deixá-los mais leves e mais ativos quando o tempo esquentar.

Instruções

Utilize petiscos para convencer uma cachorro nervoso a ficar parado quando estiver sendo tosado (dog biscuits image by Greg Pickens from Fotolia.com)
  1. Libere a mesa de bagunça. Espalhe sacas de lixo pela mesa para que o pelo caia sobre elas. Como a regra manda, coloque a lâmina númeri 10 no tosador primeiro. Se esta for inadequada para a quantidade de pelo do seu cachorro, troque a lâmina.

  2. Coloque a coleira com a correia no cachorro, certificando-se que a coleira não está nem muito solta e nem muito apertada. Dois dedos devem caber debaixo da coleira. Arranje alguém para segurar a coleira enquanto o cachorro está sendo tosado, ou simplesmente amarre a correia no suporte fixado a mesa.

  3. Coloque o cachorro em cima da mesa para trabalhar a nível dos olhos. Utilize petiscos para acalmar o cachorro se necessário.

  4. Tose o cachorro, começando pelo rosto. Vagarosamente, mova o tosador ao logo da cabeça do cachorro, pescoço e laterias na direção do pelo. Mova-se de vagar, para que o cachorro não fique assustado. Deixe cerca de 2,50 cm de pelo no cachorro.

  5. Tose a cauda vagarosamente na direção crescente do cabelo, segurando a ponta do rabo com uma mão e o tosador com a outra. Tose as pernas da mesma forma, segurando cada pata gentilmente com a mão livre.

  6. Puxe um pouco a pele para tosar a barriga e as dobras das pernas. A barriga de um cachorro muito peludo pode ser embaraçada, então trabalhe cuidadosamente e com paciência. Verifique duas vezes para ver se alcançou todas as áreas com o tosador.

  7. Escove levemente o cachorro para remover o excesso de pelos soltos, tire o cachorro da mesa. Dê a ele um petisco e remova a coleira. Limpe o tosador e todas as lâminas utilizadas. Recolha e descarte todas as sacas de lixo e pelos.

Dicas

  • Considere a estação antes de tosar seu cachorro completamente. Pelos extras fornecem aquecimento no inverno e, no calor do verão, um cachorro ao ar livre pode ser queimado pelo sol.

Aviso

  • Certifique-se que o tosador não aqueça muito, já que pelos em excesso fazem com com ele aqueça e machuque o cachorro. Dê um intervalo de 10 minutos se isso acontecer.
  • Reconsidere tosar um cachorro que fique agressivo perto de um tosador. Uma focinheira ou ajuda profissional podem ser necessários.

O que você precisa

  • Tosador de animais
  • Coleira confortável
  • Correia
  • Lâminas de vários tamanhos
  • Dois sacos de lixo grandes
  • Mesa de tosador
  • Petiscos para cachorro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article