Tosas para Pequinês

Escrito por julia story | Traduzido por mayra chibante
Tosas para Pequinês
Os Pequineses têm pelo longo, úteis para laços e prendedores (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

O Pequinês é uma raça canina que descende da China antiga. Os imperadores chineses mantinham seus cães no palácio e eles o acompanhavam para qualquer lugar. Esses pequenos e robustos animais são famosos pela sua juba, apelidados como "cachorros leões". Vale dizer também que a cara do Pequinês se assemelha ao rostos dos antigos leões chineses. Diferentes tipos de tosas são apropriadas para os cachorros dessa raça.

Natural

O Pequinês possui uma pelagem naturalmente comprida e grossa. A externa é longa e sedosa. Já a camada interna é espessa e felpuda. Esses cães têm pelo grosso ao redor da sua cabeça, lembrando a juba de um leão. Para pessoas que preferem seus pPequineses com a pelagem comprida e natural, a manutenção é fácil. Os cachorros com as camadas naturais requem escovadas diárias para que seus pelos fiquem sedosos, brilhantes e desembaraçados.

Corte do filhote

Normalmente, os Pequineses têm pelos curtos. Os donos que preferem uma tosa que exija pouca manutenção optam pelo corte do filhote. Esse consiste na redução da pelagem a apenas alguns centímetros. Para evitar irritação ocular, o pelo ao redor da face é deixado curto. O corte do filhote dá uma aparência fofa e jovem.

Corte para exibição

O American Kennel Club definiu um padrão para a aparência ideal dos cachorros que frequentam as feiras de exposição. Criadores e cuidadores que inscrevem seus cães em competições usam o corte de exibição. Nele, os pelos são aparados e escovados completamente, mantendo o comprimento e a naturalidade. A juba natural do Pequinês é deixada ligeiramente mais longa que a camada corporal. As longas franjas do rabo e das orelhas são mantidas.

Acessórios

Alguns donos de cachorros curtem vestir seus animais, colocando acessórios de cabelo. Já que a raça é paciente e cooperativa, o Pequinês é ideal para aqueles que preferem cães com pelos longos para colocar laços. Use uma fita (ou um elástico) para deixar o pelo do seu cachorro parecendo um rabo de cavalo. Alguns animais possuem pelos em suas cabeças compridos o suficiente para fazer uma ou mais tranças. Tic-tacs de criança funcionam bem nesse tipo de pelo.