Mais
×

Como tosquiar ovelha

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Tosquiar uma ovelha é como fazer um corte de cabelo. Alguns produtores tosquiam seus próprios animais, enquanto outros contratam tosquiadores profissionais para fazer isso. Ovelhas são tosquiadas uma vez por ano, e tosquiadores experientes são rápidos e eficientes. Um bom tosquiador faz o trabalho sem causa danos às ovelhas ou a si mesmo.

Instruções

A tosquia permite retirar a lã de uma ovelha de modo que o animal fique ileso (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Segure a ovelha em uma área limpa enquanto espera para ser tosquiada para manter a lã limpa.

  2. Encontre um tapete limpo para sustentar as ovelhas enquanto elas são tosquiadas. Tosqueie as ovelhas longe dos currais ou dos locais onde elas costumam dormir.

  3. Livre-se de quaisquer fezes ou outros detritos que possam estar presentes no pelo do animal antes de começar a tosquiar.

  4. Tosquie as ovelhas em clima quente para trazer os óleos para fora da pele. Isso ajudará a manter as lâminas lubrificadas para produzir um revestimento mais uniforme.

  5. Corte rente ao corpo da ovelha.

  6. Mantenha a lã em um só pedaço enquanto corta. Não volte a cortar uma segunda vez.

  7. Considere a compra de uma plataforma de tosquia que permita que a ovelha fique com a cabeça presa e segura ao ser tosquiada. Esta plataforma também tira as ovelhas do chão, deixando o trabalho mais fácil para o tosquiador.

Dicas

  • Não tosquie no final da estação, visto que alguma perda de pelo natural possa ocorrer e reduzir o peso total da lã. Isto diminuirá o valor da lã no mercado.
  • Armazene a lã em um local limpo e seco antes de levar ao mercado. Amarre o fio de lã com papel de modo que a parte mais valiosa fique na parte externa.

O que você precisa

  • Máquina para tosquia
  • Plataforma para tosquia
  • Tapete limpo
  • Ovelha lanosa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article