×
Loading ...

Como tostar macadâmia e caramelizá-la com mel

Atualizado em 20 julho, 2017

Macadâmias ficam dentro de uma casca bem dura e difícil de quebrar. A noz é geralmente vendida descascada e torrada, apesar de ser possível comprar macadâmias com casca. Caramelizá-las com mel requer dois processos: tostar a noz e cobri-la com uma calda de mel. Preste bastante atenção ao tempo em que você as torra para assegurar que as macadâmias fiquem perfeitamente torradas e caramelizadas.

Instruções

A casca da macadâmia é difícil de abrir, mas tostá-las de maneira controlada em casa vale o esforço (Macadamia Nuts and Shell image by MrGreenBug from Fotolia.com)

    Tostando as nozes

  1. Quebre as cascas das nozes com um utensílio apropriado. Um quebra-nozes geralmente funciona melhor. Se você já comprou as macadâmias descascadas e torradas, vá para o Passo 2.

    Loading...
  2. Pré-aqueça o forno a 180°C.

  3. Coloque as macadâmias na assadeira em uma única camada, sem empilhá-as. Essas nozes têm um alto teor de gordura e vão tostar facilmente. Empilhá-las vai impedir a distribuição uniforme do calor, fazendo com que tostem de maneira desigual.

  4. Coloque a assadeira no forno, e ajuste o timer para dez minutos. Entretanto, é melhor observá-las, conferindo a cada dois minutos até ficarem prontas, por causa de variações na altitude e entre os fornos. Você saberá quando as nozes estiverem prontas quando começarem a ficar levemente douradas e seu aroma preencher a cozinha. Por terem um alto teor de gordura, macadâmias continuam a assar levemente após serem retiradas do forno. Se começarem a assar demais, transfira-as para uma assadeira fria, e coloque-as na geladeira ou congelador para interromper o processo.

    Calda de mel

  1. Misture o açúcar, o mel e a manteiga na panela e leve ao fogo para ferver levemente por cerca de cinco minutos. O calor deve ser entre médio a alto. Não queime a calda.

  2. Despeje a mistura sobre as macadâmias quentes assim que saírem do forno, distribuindo a calda de maneira uniforme.

  3. Transfira as macadâmias quentes para uma bandeja limpa e separe-as com um garfo. Se você deixar que esfriem, vão endurecer juntas e não ficarão caramelizadas por igual.

  4. Polvilhe sal de maneira uniforme sobre as macadâmias, rolando-as um pouco para cobrir todos os lados. Além do sal, você pode usar qualquer outro condimento de sua preferência, como cravos, canela, cardamomo ou anis-estrelado.

Loading...

Dicas

  • Toste apenas algumas macadâmias primeiro para testar seu forno e equipamento.

O que você precisa

  • 1 xícara de macadâmias
  • Quebra-nozes
  • Assadeira
  • Garfo
  • 1/2 de xícara de açúcar
  • 1/4 de xícara de mel
  • 1/4 de xícara de manteiga
  • 1 1/2 colher de chá de sal
  • Panela com capacidade para 2 litros

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...