Mais
×

Como fazer um totem usando caixas de papelão

Atualizado em 17 abril, 2017

Os totens caracterizam animais e personagens estilizados que são relacionados a famílias, indivíduos e à comunidade em geral. Eles eram esculpidos tradicionalmente nas árvores mais altas do mundo, as sequoias. Elas medem geralmente de 18 m a 21 m, apesar de algumas atingirem excepcionalmente de 30 m a 52 m. Um totem artesanal pode ser feito usando um pedaço redondo de papelão, como, por exemplo, os tubos no interior de papéis enrolados.

Instruções

Os totens incluem pássaros com as asas abertas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque o papelão em uma superfície plana. Alguns tubos do papel de presente são papelões enrolados que podem ser desenrolados. Caso contrário, corte-o de fora a fora. Coloque objetos pesados nos cantos para que o papelão fique reto e facilite para você fazer o desenho e a pintura.

  2. Calcule a altura das partes individuais do seu totem e divida a altura do papelão pelo número de partes que você quer usar. Use um lápis para marcar discretamente as partes ou faça o contorno usando uma caneta preta.

  3. Desenhe os animais e as imagens no papelão. Se você usar um pedaço de papel ou tiver um molde, transfira-o para o papelão. Esfregue o lado do lápis ao longo da parte de trás da figura até que ela esteja completamente sombreada. Vire o papel e coloque-o no papelão no lugar em que você gostaria que ficasse sua imagem, a parte sombreada deve estar para baixo. Trace a imagem. Pressione firmemente com seu lápis ou caneta para transferir o grafite das costas do papel para o papelão. Levante gentilmente o papel. Uma cópia da imagem deve estar no papelão.

  4. Pinte suas imagens ou animais. Corte os olhos ou as partes em formato de bico do papelão e cole-os no totem para que eles fiquem com uma aparência de esculpidos. Se você colocar mais peças no totem, pinte-as primeiro e deixe que sequem antes de colá-las.

  5. Faça fendas para as asas usando um estilete. Elas devem estar posicionadas frente à frente e devem ter o tamanho exato para acomodar a asa.

  6. Corte as asas em uma outra parte do papelão. Elas devem ser feitas de um pedaço sólido de papelão, e podem ser estilizadas ou cortadas mais reais, dependendo de sua preferência. Não deixe que elas fiquem penduradas muito abaixo, senão ficará difícil colocá-las nas fendas.

  7. Faça um rolo com o papelão depois que a tinta estiver seca e feche as pontas usando uma fita. Use uma fita larga, pois ela é mais forte. Enrole o papelão e alinhe as pontas. Pressione a junção onde as pontas se encontram.

  8. Coloque cuidadosamente as asas nas fendas feitas no totem. Agite-as para que elas escorreguem para o outro lado. Não coloque muita pressão, pois você pode acabar entortando as asas ou o totem.

O que você precisa

  • Papelão
  • Tinta
  • Papel
  • Lápis
  • Fita
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article