Mais
×

Como fazer uma touca feminina caseira

Atualizado em 21 julho, 2017

Toucas femininas foram populares entre as mulheres durante séculos, o que significa que também eram acessórios para roupas de épocas desde os tempos medievais, através da era colonial americana e até a Guerra Civil. Essencialmente, uma touca feminina caseira é um círculo de tecido com uma corda ou fita costurada próxima à sua extremidade para apertá-la até alcançar o tamanho certo da cabeça de quem a veste. Versões mais elaboradas da touca podem usar formatos ovais ao invés de circulares, e adornos como laços e fitas. Para quem está fazendo a touca em cima da hora, a melhor opção é a mais simples.

Instruções

Habilidades básicas de corte e costura são necessárias para fazer a touca feminina (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Escolha uma peça de tecido de pelo menos 45 cm de comprimento e 45 cm de largura.

  2. Encontre o centro do quadrado dobrando-o ao meio horizontal e verticalmente. Faça uma pequena marca no meio com um lápis e desdobre o tecido.

  3. Marque um local com 22,5 cm de distância do centro com a fita métrica e o lápis. A partir daí, mantenha a fita métrica na marca central e continue marcando pontos a 22,5 cm de distância do centro a cada 1,25 cm até que haja uma série de marcas formando um círculo.

  4. Corte o círculo cuidadosamente de forma suave para que a touca não fique amassada.

  5. Faça outra série de marcações a lápis de 5 cm a partir da borda e espaçadas 1,25 cm entre si, para usar como guia na confecção de sua touca.

  6. Faça o acabamento da borda de sua touca com uma agulha de costura e linha. Costure à mão o laço em torno da borda do círculo de tecido para uma aparência mais rebuscada ou vire a 0,6 cm da borda para baixo e faça uma bainha para uma aparência mais sóbria. Deixe a borda não finalizada se estiver sem tempo.

    Bordados dão um toque extravagante à sua touca (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  7. Meça e corte uma peça de fita, cordão ou linha de 90 cm de comprimento e coloque na agulha de costura grande. Use as marcas de lápis feitas a 5 cm da borda como guia e costure à mão um círculo com pontos espaçados em 1,2 cm entre si, deixando pelo menos 15 cm de fita, cordão ou linha sobrando em cada lado.

    Use fio, cordão ou fita para fazer a touca (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  8. Coloque a touca na cabeça da pessoa que for utilizá-la e puxe de vagar ambas as extremidades da fita ou cordão utilizados enquanto segura a touca no lugar até que ela se encaixe confortavelmente na cabeça. Amarre a fita ou o cordão com um laço, ajustando as extremidades para que fiquem emparelhadas. Remova a touca e ajuste os babados para que fiquem igualmente distribuídos e sua touca estará pronta para usar.

O que você precisa

  • Tecido quadrado
  • Lápis
  • Fita métrica ou régua
  • Tesoura
  • Agulha de costura manual e linha
  • Renda (opcional)
  • Agulha grande de costura
  • Fita, cordão ou fio firmes
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article