Mais
×

Como fazer uma touca de plástico para usar no chuveiro

Atualizado em 17 abril, 2017

Toucas de banho são muito úteis para proteger o seu cabelo de água ou chuva, quando acabou de pintá-lo ou de fazer um penteado no cabeleireiro. Também são úteis quando se está a pintar, ondular ou a prender o cabelo em casa, especialmente se o produto ou penteado precisa descansar durante várias horas, ou se os seus rolos ou onduladores precisam permanecer aplicados durante a noite. Para cabelos que estão a ser iluminados ou descoloridos, as toucas de banho podem capturar o excesso de calor a ser liberado a partir da cabeça e mantê-lo perto do couro cabeludo, permitindo que o produto trabalhe mais rápido e de forma mais eficiente. Toucas de banho são muito simples de fazer, precisando apenas de alguns materiais e habilidades básicas de costura.

Instruções

Toucas para proteção do cabelo

    Faça uma touca de banho simples

  1. Compre 45 cm de material plástico para uma touca pequena, ou 70 cm para uma touca grande (se precisar cobrir rolos grandes ou cabelo longo e grosso).

    Esses materiais plásticos podem ser claros, opacos, semitransparentes, assim como também de designs diferentes e bonitos.

  2. Meça a distância ao redor da cabeça onde a touca vai se apoiar. Deixe 2,5 cm de margem para poder dobrar. Esta será a circunferência da touca de banho.

  3. Compre elástico com menos de 2,5 cm de comprimento e corte no tamanho da circunferência da touca de banho.

  4. Meça a distância de orelha a orelha, passando pelo topo da cabeça. Agora dê uma margem de 5 cm para cabelo curto e uma margem de 15 cm para cabelos longos ou para toucas que serão usadas com grandes rolos de cabelo.

    Esses números, juntamente com o diâmetro do círculo, deverão ser cortados do material plástico.

  5. Meça os limites do diâmetro obtido no pedaço de plástico ou material à prova d'água e marque com uma caneta permanente. Repita os Passos de 3 a 8 mais vezes, sempre no mesmo perímetro, de forma a criar uma circunferência.

  6. Ligue os pontos com o marcador, formando o círculo desejado, e corte-o a partir do pedaço de plástico.

  7. Com alfinetes, fixe a fita elástica na borda externa do círculo. Enquanto fixa, una todo material plástico ao elástico, como se fosse criar uma saia. Continue até toda a circunferência estar reunida e fixada no elástico.

  8. Costure a touca ao elástico e retire os alfinetes.

    O elástico pode ser costurado na parte externa ou interna da borda da touca. Ou pode fixar o elástico no interior do material plástico, costurar e, em seguida, efetuar uma ou duas dobras (ou rolos) e costurar novamente para selar o elástico no interior da borda da touca.

Dicas

  • Procure materiais plásticos com desenhos ou padrões engraçados para criar a touca de banho.
  • Elásticos coloridos podem substituir os pretos, bronzeados e brancos.
  • Para fazer uma touca para cabelos longos e grossos, pode ser necessário colocar os rolos no cabelo e depois medir a circunferência da cabeça para fazer a touca.

Aviso

  • Obedeça as precauções de segurança quando estiver utilizando tesouras afiadas, agulhas e alfinetes, e também no uso da máquina de costura.
  • Costure devagar a circunferência da touca na máquina de costura, para reduzir as chances de se ferir.

O que você precisa

  • Material plástico
  • Fita métrica
  • Fita elástica pequena, com menos de 2,5 cm
  • Tesouras afiadas de boa qualidade
  • Linha
  • Máquina de costura ou agulha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article