on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um tour virtual em 360 graus

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A tecnologia é uma coisa ótima, há 100 anos a fotografia consistia em ficar parado com um suspensório em torno do pescoço enquanto um fotógrafo agia como um avestruz enterrando sua cabeça em um cobertor para tentar fazer a foto. Hoje em dia, existe a possibilidade de exibir suas fotos e montar um tour virtual pela sua sala. Esses tours não são compostos por uma única foto, mas por um conjunto reunido por um programa de computador. Por mais que pareça complexo, o processo é bastante simples.

Instruções

Câmera parada (old camera 2 image by James Lemmon from Fotolia.com)

    Faça e desenvolva o tour de 360 graus

  1. Identifique o ponto central da sala e posicione a câmera no tripé. Trave-a de modo que ela só possa girar, sem ir para cima ou para baixo.

    Loading...
  2. Faça as fotos com cada uma delas se sobrepondo a extremidade da foto anterior. Quanto mais fotos fizer, maior será o arquivo. Contudo, quanto mais fotos estiverem sobrepostas, mais suave será a rotação em 360 graus. Se sua câmera possuir possibilidade de foto panorâmica, use-a. Isso fornecerá uma imagem fantasma que pode ser utilizada para combinar o posicionamento ideal.

  3. Abra o software de edição de imagem. É possível adquiri-lo em qualquer loja de informática ou baixar uma opção gratuita ou de teste. Quando estiver escolhendo o software, assegure-se de que ele é capaz de produzir fotos em 360 graus. Vale lembrar que nem todos os programas podem fazer isso; então, leia a avaliação de outros usuários, encontradas em diversos sites de venda.

  4. Carregue as fotos no computador. Para encontrá-las com facilidade, crie uma pasta separada na área de trabalho para salvar somente as fotos da sala.

  5. Abra as fotos com o software de edição de imagem e junte-as. Dois programas nunca funcionam da mesma maneira, então consulte os arquivos de ajuda fornecidos pelo fabricante para unir as fotos. Geralmente, basta abrir duas fotos e clicar em um ponto em que elas sejam idênticas. Feito isso, clique na ferramenta laço, que irá juntá-las em uma só. Depois de carregar a última foto, clique nos pontos da primeira e da última imagem e lace-as com a ferramenta para obter um tour em 360 graus de uma sala.

Loading...

Dicas

  • Os tours em 360 graus de uma sala geralmente são expostos em sites. Ao utilizar apenas algumas imagens e laçando-as, gera-se uma arquivo menor e isso facilita na hora de carregá-lo no site. Se fizer isso, afaste a câmera do centro da sala por alguns metros. Assegure-se de que todas as fotos sejam feitas exatamente na mesma distância do ponto central em frente à parede que estiver fotografando.

O que você precisa

  • Câmera digital
  • Tripé
  • Computador
  • Software de edição de imagem

Recursos

Loading ...
Loading ...