Trabalhos e brincadeiras elementares para ensinar humildade

Escrito por naomi valdivia | Traduzido por bruno callegari
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Trabalhos e brincadeiras elementares para ensinar humildade
Aprender sobre humildade pode ajudar as crianças ao longo de suas vidas (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Ensinar as crianças a importância da humildade desde cedo ajuda a incorporá-la em suas vidas mais facilmente do que tentar ensiná-las em uma idade mais avançada. Ensinar as crianças sobre a humildade já a partir da pré-escola vai fazer com que elas tenham uma melhor compreensão deste conceito. Irá ajudá-las a fazer amigos, com os quais podem ter ligações verdadeiras, em vez de ficarem se gabando, o que pode criar uma barreira entre elas. Usar trabalhos e brincadeiras para ensinar esta lição deve tornar memorável a experiência de aprendizagem.

Outras pessoas estão lendo

História em quadrinhos

Escreva coletivamente uma história sobre a humildade, como em uma aula ou em grupos. Peça que cada pessoa desenhe uma cena dos quadrinhos. Deixe-os assinarem suas cenas com seus nomes, e junte as cenas na ordem da história. Faça uma cópia das páginas e grampeie cada livro. Peça a cada criança para colorir seus próprios quadrinhos. Agora, cada criança tem uma cópia de uma história em quadrinhos, que demandou um esforço igual de cada um dos seus colegas.

Trabalhos e brincadeiras elementares para ensinar humildade
As crianças podem ler sua revista em quadrinhos personalizada em casa e aprender sobre humildade neste processo (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Jogo de tabuleiro da humildade

Desenhe um caminho de espaços em um grande pedaço de cartolina. O exemplo a seguir para este jogo é "o jogo da vida". Em vez de placas de cor, use um molde. Decore o tabuleiro de jogo com marcadores e adesivos. Em cada espaço temos uma situação na qual tanto se gabar quanto ser humilde podem ser usados. Pergunte as crianças o que devem fazer. Para uma resposta com humildade avance um espaço. Para uma resposta que não mostra humildade, volte dois espaços. A pessoa que chegar ao final vence.

Urso humilde

Desenhe um esboço de um urso em uma folha de papel. Faça uma cópia do desenho em cartolina colorida. Deixe as crianças colorirem e decorarem seu urso. Alguns itens que podem ser utilizados são glitter, cola e botões, lantejoulas, marcadores, pedaços de tecido e olhos arregalados. Agora, cada criança pode praticar a humildade tendo seu urso humilde. Mostre-lhes o que seu urso faria caso se deparasse com uma situação que pode ser tratada com humildade ou gabando-se. Se você elogiar a beleza do urso, ele deve dizer "Obrigado", em vez de "Sim, eu sei que sou bonito".

Cartões de humildade

Dê a cada criança um cartão gigante. Deixe-os desenhar e colorir uma imagem de um exemplo de quando se deve ser humilde. Escreva uma situação na parte de trás e faça a pergunta: "O que fulano de tal deve fazer?". Uma vez que todas os cartões estejam prontos, recolha-os. Este jogo de cartões agora pode ser jogado em uma aula ou em grupos.

Trabalhos e brincadeiras elementares para ensinar humildade
Cartões não são apenas para alfabetização e matemática, eles podem ser usados para ensinar lições de vida (Comstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível