×
Loading ...

Trabalhos manuais para adolescentes autistas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O autismo envolve uma série de problemas no desenvolvimento neurológico, o que causa danos nas habilidades de socialização e comunicação, além de ocasionar comportamentos repetitivos. As pessoas com autismo costumam possuir uma visão bastante aguçada e gostam de usar a criatividade e a imaginação para aprender, portanto, adolescentes autistas podem gostar de atividades que incluam trabalhos manuais. Além de serem atividades que colaboram para o desenvolvimento, eles podem orgulhosamente exibir seus trabalhos para amigos e familiares.

Joias são itens interessantes para mostrar a amigos e familiares (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Bijuterias

As garotas adolescentes costumam adorar joias e bijuterias. Se esse for o caso de sua filha, deixe-a confeccionar os próprios colares, assim, irá explorar a criatividade e poderá usar algo feito por ela mesma. Leve-a a uma loja de miudezas e diga para ela escolher miçangas de acordo com o que gosta. Dependendo de sua habilidade, talvez seja preciso ajudá-la a definir uma sequência para as miçangas. Entregue-a um pingente com uma miçanga vermelha, uma branca e outra azul, assim, ela poderá continuar de onde você parou, repetindo a sequência das três primeiras. Motive-a, dizendo que poderá usar o colar quando terminar de fazê-lo.

Loading...

Arte com argila

Trabalhar com argila ajuda a desenvolver habilidades motoras. Compre uma placa de argila e ajude seu filho a amassá-la até ficar suficientemente maleável para que seja moldada. Com esse material é possível fazer tigelas e criar texturas, usando um palito de dente ou uma faca. Quando terminar o molde, deixe-o secar. Em seguida, ele ainda pode personalizá-lo, usando tinta e pincéis. Assim, o adolescente terá participado de todas as etapas da criação de um objeto.

Pintura com tinta em spray

Pintar murais é uma atividade muito interessante para um grupo de adolescentes autistas. Pendure uma cartolina de 1,5 m em uma área extensa, como uma cerca ou parede. Em seguida, desenhe alguma coisa e escreva a cor que os adolescentes irão pintar em cada parte da figura. Por exemplo, se for a imagem de um lago em volta de montanhas, escreva “azul” na área do lago e “verde” nas montanhas. Defina qual é a parte que cada um está responsável por pintar e entregue-lhes uma lata de tinta em spray da cor definida. Essa atividade permite que os adolescentes autistas trabalhem em grupo para realizar uma tarefa.

Pintar ouvindo música

Dê ao adolescente um cavalete, uma paleta, diversas tintas e pincéis. Acompanhe o momento da pintura com músicas, assim, ele poderá seguir o ritmo da música enquanto usa as tintas. Cada ritmo deve criar um tipo de movimento diferente. Por exemplo, uma música com uma percussão forte resulta em um estilo de pintura que lembra a batida do coração. A cada 20 segundos, faça-o trocar a cor da tinta e, a cada mudança de tinta, mude também a música que toca, alternando estilos e ritmos diferentes. A criatividade de seu filho transparecerá no cavalete. Ao final da pintura, use-a para decorar a casa.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...