Trabalhos manuais para alunos do jardim de infância

Escrito por megan burns | Traduzido por lenita cassimiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Trabalhos manuais para alunos do jardim de infância
Artesanato com os alunos do jardim de infância e da pré-escola fortalece as lições (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Fazer artesanato com as crianças do jardim de infância e pré-escola é uma forma divertida de reforçar os temas das suas lições diárias, além de também ajudar no desenvolvimento dos alunos, exercitando as suas habilidades motoras e expressão criativa. Mantenha materiais básicos à mão em sua sala de aula para as sessões espontâneas de trabalhos manuais, ou planeje com antecedência os artesanatos para alguns projetos focados em ajudar a demonstrar os conceitos que você estiver abordando em sala de aula.

Escolhendo projetos de artesanato

Embora seus artesanatos não tenham necessariamente que estar atrelados a algum material didático específico, a seleção de projetos que tenham uma conexão com suas lições da sua classe pode lhe ajudar a demonstrar alguns conceitos de forma mais clara. Por exemplo, se estiver ensinando aos seus alunos sobre entomologia, você pode usar materiais de artesanato para a construção de modelos para os alunos compreenderem melhor os diferentes atributos físicos de uma variedade de insetos. Você também pode usar o artesanato para apresentar os alunos a situações que lhes são desconhecidas ou assustadoras, como uma visita ao consultório do médico, elaborando réplicas artesanais de equipamentos médicos para ajudar a familiarizá-los com os objetos que encontrarão durante um exame de rotina.

Reunindo materiais

Mantenha uma coleção de materiais de artesanato à mão para que você possa aproveitar imediatamente uma ideia espontânea de projeto. Alguns itens versáteis para se ter por perto incluem: fios, feltro, penas, botões, bolas de algodão, palitos de picolé ou abaixadores de língua, garrafas plásticas, forminhas, sacos de papel, caixas de papelão e caixas de ovos. Armazene materiais adequados para crianças do jardim de infância e pré-escola, como: cola, adesivos, miçangas e cordas, marcadores laváveis ​​e purpurina. Peça aos pais dos alunos para contribuírem com o seu estoque de suprimentos quando se depararem com itens úteis em casa.

Exibindo os trabalhos

Destaque o trabalho árduo dos alunos após a conclusão do projeto de artesanato, exibindo os itens pela sala de aula, o que dará aos alunos um sentimento de orgulho e realização. Designe uma área especial da sala de aula como o canto do artesanato, onde as crianças podem colocar as suas criações para que todos vejam; utilize mesas ou estantes para abrigar os trabalhos ou monte uma placa de cortiça para fixá-las. Pendure alguns no teto usando pedaços de barbante.

Medidas de precaução

Ao selecionar um artesanato apropriado, leve em conta o nível de dificuldade. Você ainda pode criar artesanatos complexos com os seus alunos, mas os passos complicados ou potencialmente perigosos do processo devem ser atribuídos aos ajudantes adultos. Dê aos alunos materiais adequados para trabalhar, como materiais de arte atóxicos, bastões de cola lavável e tesouras de segurança. Da mesma forma, evite roupas e peles manchadas, equipando as crianças com aventais durante os projetos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível