Trações Selec Trac Vs. Quadra Trac

Escrito por rob wagner | Traduzido por guilherme maluf
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Trações Selec Trac Vs. Quadra Trac
Jeeps podem ser equipados com tração integral Selec-Trac ou Quadra-Trac (Justin Sullivan/Getty Images News/Getty Images)

Selec-Trac e Quadra-Trac são sistemas de tração contínua nas quatro rodas usados nos veículos da Jeep, e juntas são os mais comuns. Quadra-Trac é o nome da transmissão nas quatro da Borg-Warnes de 1973. A Selec-Trac foi introduzida nos Jeeps de 1983 da American Motors Corp. Os modelos Jeep Liberty contemporâneos, da Chrysler, usam a tração seletiva integral Command-Trac, e os modelos mais novos do Grand Cherokee e Commando usam uma versão da Quadra-Trac chamada de Quadra-Drive.

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Básicos

A Select-Trac, com um NV242, ou caixa de tração New Venture, conta com tração nas quatro rodas contínua com duas velocidades e sistema "shift-on-the-fly", que permite a mudança de tração em movimento. Ela possui uma redução na taxa de peso de 2.72 para 1, e permite que a tração integral seja contínua ou não apenas com uma alavanca. A caixa de tração NV 147 Quadra-Trac é um sistema integral sem as opções de marcha reduzida ou posição neutra, já a Quadra-Trac II NV 247 tem marcha reduzida também em uma taxa de 2.72 para 1 e uma única alavanca para as seleções.

Selec-Trac

Como um sistema de direção contínuo e integral, a Selec-Trac fornece potência para o eixo traseiro e dianteiro em condições normais de condução. Os engenheiros o desenvolveram para reduzir o desgaste dos pneus, o que costuma ocorrer em excesso em carros com tração 4x4, e o sistema "shift-on-the-fly" permite a mudança da tração 4x2 para tração contínua ou parcial 4x4 a velocidades de até 88,5 km/h. A opção reduzida aumenta o torque para uso fora da estrada. Os modos de operação incluem 4x2 com tração apenas traseira, 4x4 contínua com tração nos dois eixos, 4x4 parcial com travamento dos eixos de transmissão para aumentar a tração e 4x4 parcial reduzida que altera a proporção das marchas aumentando a força em velocidade baixa. Sua capacidade máxima de torque é de 280,38 kgfm. A Selec-Trac II emprega um sistema de controle de tração dos freios e uma caixa de transferência de dois estágios para redirecionar o torque quando as rodas escorregam.

Quadra-Trac

O sistema sob demanda da Quadra-Trac fornece tração nas quatro rodas apenas em modo sem reduzida, e é disponível como opcional nos Jeep Laredos. A unidade fornece a maioria da tração para as rodas traseiras, mas o diferencial progressivo pode transferir o torque para o eixo com menos tração para reduzir a derrapagem das rodas. O Quadra-Trac II inclui uma função de reduzida para torque maior em baixa velocidade para condições adversas de pista. A reduzida também dá mais força para o Jeep aguentar cargas pesadas. Os modos de operação da Quadra-Trac II são 4x4 contínua, reduzida ou não, e neutro. Seu torque máximo é de 248,86 kgfm.

Variações

A Quadra-Drive combina a caixa da Quadra-Trac II com o Vari-Lok dos eixos traseiro e dianteiro, que permite que o torque seja transferido de um eixo a outro. Esse sistema manda a maior parte do torque para as rodas traseiras, mas pode transferi-lo para qualquer roda se uma derrapagem for detectada. Ele é contínuo com tração nas quatro rodas, com modos de operação em reduzida ou não e neutro. O Command-Trac e o Command-Trac II são parciais e desabilitam a tração 4x4 em condições normais de condução. O primeiro opera com tração nas quatro rodas quando o motorista muda, manualmente, para a seleção 4WD Lock para fornecer ambos os eixos com torque igual.

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