O que são traços heterozigotos e homozigotos em cavalos?

Escrito por charmaine jens | Traduzido por allisson ester de paiva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que são traços heterozigotos e homozigotos em cavalos?
Cada grupo de genes é dado pelos pais do potro (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Os termos homozigoto e heterozigoto se referem a marcar genéticas específicas em um cavalo, que pode determinar fatores relacionados a traços físicos herdados, como saúde ou cor do pelo. Geralmente, questões relacionadas aos traços homozigotos e heterozigotos são focadas em como os genes de um cavalo, ou DNA, afetam as cores do pelo de potros para propósitos de procriação. Existem dois tipos de marcadores dentro de cada gene equino que determinam a cor do pelo de um cavalo. Quando uma égua e um garanhão procriam, eles passam um marcador para cada gene de sua cria.

Outras pessoas estão lendo

Tipos e traços de gene

O genótipo se refere à combinação de genes que o cavalo possui. Fenótipo se refere à cor física do pelo do cavalo ou como o gene se expressa. Um alelo é uma parte de um gene. Um cavalo com traços dominantes tem um alelo que se expressa 100 por cento das vezes, quando combinado com um gene recessivo/alelo, ou um dominante similar. Um gene recessivo é um alelo que se expressa somente quando combinado com outro recessivo alelo ou o mesmo gene recessivo. Por exemplo, quando estudando o cavalo tobiano, a cor de seu pelo, ou fenótipo, é representada por "T", já que ele carrega o traço dominante. De modo alternativo, o traço recessivo é representado por "t". O genótipo de um cavalo pode ser caracterizado por "TT", significando que ele tem dois marcadores dominantes em seus genes para o fenótipo tobiano. Já "Tt" simboliza que ele tem um marcador dominante e um recessivo dentro de seus genes e "tt" representa dois marcadores recessivos.

Traços homozigotos

Um cavalo com traços homozigotos carrega duas cópias do mesmo alelo em seus genes e irá produzir um potro com o mesmo gene 100 por cento das vezes. Os traços podem ser dominantes "TT" ou recessivos "tt". Um cavalo homozigoto dominante para o padrão tobiano é representado por TT, e um cavalo homozigoto recessivo é caracterizado por tt, significando que ele não tem nenhuma coloração tobiano. Somente o gene tobiano dominante precisa estar presente para ser passado em diante para o potro, e para o fenótipo para ser expressado. Entretanto, para que um potro seja criado com genes dominantes homozigotos, tanto égua como garanhão devem ter o mesmo genótipo.

Traços heterozigotos

Um cavalo heterozigoto carrega uma cópia de um alelo particular em seus genes, e irá produzir um potro com o mesmo gene 50 por cento das vezes quando cruzado com um cavalo sem o mesmo gene. Um cavalo com traços heterozigotos tem um alelo dominante e um alelo recessivo dentro de seu genótipo, representado por "Tt". Quando a égua e o garanhão criam, o traço dominante ou fenótipo será expressado na coloração do potro somente se um alelo dominante está presente em ambos os pais.

Outras combinações de cria

Quando criando um cavalo homozigoto dominante (TT), com um cavalo heterozigoto (Tt), ambos égua e garanhão têm a coloração tobiano e haverá 100 por cento de chances de produzir um potro de coloração tobiano. Haverá uma chance de 50 por cento de que o potro herde traços homozigotos dominantes (TT), e uma chance de 50 por cento de ter traços heterozigotos ou genótipo (Tt). Se dois cavalos heterozigotos (Tt) são cruzados, ambos pais expressam o fenótipo tobiano e haverá uma chance de 25 por cento de que o potro seja homozigoto dominante (TT), 50 por cento de chance de que ele seja heterozigoto (Tt) e 25 por cento de chance de ter traços homozigotos recessivos (tt). Além disso, haverá uma chance de 75 por cento do potro expressar a coloração tobiano e 25 por cento de chance de ter o fenótipo tobiano. Um garanhão heterozigoto (Tt) e uma égua recessiva homozigoto (tt) tem uma possibilidade de 50 por cento de criação de um potro com ambos grupos de marcadores de gene ou genótipo. Finalmente, existe uma chance de 50 por cento de que o potro mostre a coloração tobiano, e 50 por cento de chance que ele irá mostrar nenhum fenótipo para a coloração tobiano.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível