×
Loading ...

Tradição havaiana de flores nos cabelos

Há muitas espécies de plantas florais aromáticas e atraentes no ambiente tropical das ilhas do Havaí. Você pode usar essas flores de aparência exótica de muitas formas, inclusive em torno de seu pescoço como um "lei", em seus pulsos e tornozelos, mas outra forma popular de usá-las é em seu cabelo. Diferentes flores possuem diferentes significados e eram usadas para celebrações específicas, inclusive ritos religiosos e casamentos.

Aprenda sobre a tradição havaiana de usar flores em seu cabelo (a flower in her hair image by Earl Robbins from Fotolia.com)

Significados do ramo de flor

Na cultura havaiana tradicional, se você é uma mulher e usa um ramo de flor de qualquer espécie atrás de sua orelha direita, significa que não está em um relacionamento. Homens, às vezes, usam uma pequena flor atrás da orelha, mas é apenas pela fragrância e não possui nenhum significado específico. Se o ramo for colocado atrás de sua orelha esquerda, significa que está em um relacionamento. Enquanto flores reais são tradicionais, as de tecido também são usadas.

Loading...

Lei de flores para o cabelo

Assim como o lei, ou guirlanda de flores, usada em torno no pescoço, você pode usar um em sua cabeça como uma coroa de flores para diferentes ocasiões especiais. O "haku lei" é uma guirlanda de flores e é o equivalente havaiano para o véu de noivas.

Simbolismo das flores

As flores que crescem nas ilhas havaianas possuem certos significados e são usadas em cerimônias específicas. Rosas-de-porcelana são usadas em casamentos pela noiva e simbolizam um força. A tuberosa é outra flor nativa e guarda o significado de "amor proibido" ou prazer sensual. A jasmim também simboliza sensualidade, mas de um jeito gracioso. O hibisco é a flor do estado do Havaí e simboliza a beleza frágil.

Moda funcional

Para ocasiões especias, mulheres costumam fazer seu penteado com uma grande flor como a peça central ou ponto focal. A flor ajuda a segurar o penteado no lugar e não deve ser removida até o final do dia, ou quando quiser remover o penteado. Algumas vezes, várias flores pequenas pelo cabelo (geralmente em um coque) funcionam da mesma forma.

Mais comum

As flores mais comuns usadas no cabelo ou atrás das orelhas no Havaí são as gardênias, hibiscos ou plumérias. A pluméria é a mais comum dessas três. No idioma havaiano, gardênias são chamadas "kiele" e é pronunciada como "key-eh-lay". Plumérias são chamadas "melia", que se pronuncia "may-lee-ah". "Aloalo" é "hibisco" no idioma nativo e se pronuncia "ah-low-ah-low".

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...