×
Loading ...

Como fazer a tradicional pintura com areia navajo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A tribo Navajo é a maior nos Estados Unidos, com terras no Arizona, Novo México, Colorado e Utah. Como tal, muitas das artes tradicionais dos nativos americanos familiares nos EUA e em outros países são resultado das tradições navajo, incluindo a pintura com areia. Nela, minerais em pó são misturados com areia para criar cor e usar para formar modelos em uma extensão plana de areia lavada. É possível recriar o visual em casa usando tinta guache e cartolina como base. Adicione um adesivo em spray e será possível guardar as pinturas para aproveitar por muitos anos, enquanto que as pinturas em areia tradicionais raramente duram até o próximo vento forte ou queda de chuva.

Instruções

  1. Encha várias tigelas com areia. Escolha os tamanhos das tigelas baseado no tamanho da pintura de areia que pretende criar.

    Loading...
  2. Coloque um pigmento de tinta guache diferente em cada tigela de areia. Ajuste o tom pela quantidade de pó adicionada. Faça cores mais intensas adicionando mais tinta. Mexa a areia e o pigmento com uma vara de madeira para misturar as cores uniformemente.

  3. Crie uma base para sua pintura colocando uma folha de cartolina em uma superfície plana. Trace o contorno do seu desenho no papel com um lápis. Faça o contorno o mais claro possível, criando uma impressão visível, mas que não vá aparecer pela cobertura de areia.

  4. Encha a cartolina com o adesivo em spray para tornar sua pintura permanente.

  5. Polvilhe a areia colorida na cartolina com adesivo onde desejado, enquanto a superfície ainda está molhada. Aplique uma camada fina para evitar desperdiçar a areia colorida.

  6. Pulverize a areia colorida aplicada com o adesivo após completar a imagem, para selá-la no lugar. Deixe descansar por 72 horas para permitir que o adesivo firme antes de mover.

Loading...

O que você precisa

  • Tigelas
  • Areia
  • Tinta guache em pó em várias cores
  • Cartolina
  • Lápis
  • Adesivo em spray

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...