Tradições religiosas do Budismo Tibetano

Escrito por alexander kennard | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tradições religiosas do Budismo Tibetano
O Buda é a figura central do Budismo (buddha image by Tammy Mobley from Fotolia.com)

O Budismo é uma das religiões mais proeminentes do mundo, e a forma mais comum vem do Tibete. Como todas as religiões, os budistas pelo mundo são divididos em alguns grupos diferentes. O Budismo Tibetano se tornou famoso graças, em grande parte, ao trabalho de seu mestre, o Dalai Lama.

Outras pessoas estão lendo

História

O Budismo se originou na Índia, no quinto século A.E.C. (antes da Era Comum). O fundador da religião, Siddhartha Gautama, passou sua juventude em uma vida desregrada e luxuriosa. Ao envelhecer, Gautama foi exposto às verdadeiras dificuldades da vida e saiu em busca de uma iluminação, ou as respostas para os enigmas da vida. Com 35 anos, Gautama descobriu a iluminação através da meditação, e, desde então, ficou conhecido como o Buda, ou, o iluminado.

Tradições religiosas do Budismo Tibetano
Representações do Buda variam de região para região (Buddha image by Deviniw from Fotolia.com)

Tipos

Existem muitas versões diferentes do Budismo. Por muito tempo, a mais importante foi o Theravada e o Mahayana. Apesar das diferenças entre os dois, há muitas similaridades. Ambos estão preocupados em ajudar as pessoas a terem consciência de si mesmas e do mundo, o que os budistas chamam de "dukkha" da vida, e como elas podem se tornar iluminadas como o Buda. Os dois tipos também aceitam a lei do carma, onde todas as ações tem consequências, sejam boas ou ruins, determinando quem você se tornará em vidas futuras. O Budismo Tibetano, apesar de diferente destes tipos, compartilha das mesmas crenças, assim como a aderência às Quatro Nobres Verdades.

Tradições religiosas do Budismo Tibetano
Trajes budistas tradicionais (buddhist monk image by Melissa Schalke from Fotolia.com)

As Quatro Nobres Verdades e o Nobre Caminho Óctuplo

As Quatro Nobres Verdades: 1. A vida como um todo envolve sofrimento 2. O sofrimento é causado por tanha (desejo ou egoísmo) 3. O sofrimento pode ser superado superando-se o egoísmo 4. Para superar o sofrimento deve-se seguir o Caminho Óctuplo

O Nobre Caminho Óctuplo: 1. Compreensão correta: aceitação da necessidade da superação do egoísmo 2. Pensamento correto: decisão de tomar esta atitude 3. Fala correta: evite mentiras e linguagem maliciosa 4. Ação correta: evite matar, roubar e atos imorais 5. Modo de vida correto: evite profissões que machuquem coisas vivas 6. Esforço correto: suprima os estados mentais errados, crie os certos 7. Atenção correta: Conhecimento e consciência de si mesmo 8. Concentração correta: Iluminação

Tradições religiosas do Budismo Tibetano
A meditação é um passo vital para a iluminação budista (meditation image by Petro Feketa from Fotolia.com)

Budismo Tibetano

O Budismo foi introduzido ao Tibete (próximo à China) no sétimo século E.C. O Budismo Tibetano é comumente conhecido como Vahrayana (Veículo do raio) e afirma que as energias do corpo, assim como a mente e a alma podem ser usados para atingir a iluminação. O Budismo Tibetano envolve um número de rituais muito maior do que as outras formas da religião. Estes rituais incluem mantras (palavras espirituais cantadas), que, assim como a meditação, contribuem para alcançar a iluminação.

Tradições religiosas do Budismo Tibetano
O Himalaya, Tibet (tibet image by jerome DELAHAYE from Fotolia.com)

Budismo TIbetano hoje

O Dalai Lama é o líder do Budismo Tibetano. De acordo com a crença, quando o Dalai Lama morre, ele é reincarnado em um novo corpo. EM 1959, a 14ª encarnação do Dalai Lama, com mais 100,00 homens e mulheres foram exilados de seu país pela China. Em parte devido ao trabalho do 14ª Dalai pelos direitos humanos, o Budismo Tibetano se tornou muito popular na América do Norte e na Europa.

Tradições religiosas do Budismo Tibetano
Os Budistas tradicionalmente vestem robes vermelhos e laranjas (Buddhistische Mönche, Laos image by Digitalpress from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível