Como dizer se o seu tráfego de internet está sendo monitorado

Escrito por herman cruz | Traduzido por bráulio borges barreiros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como dizer se o seu tráfego de internet está sendo monitorado
Os programas de monitoramento de internet armazenam todo o seu tráfego de navegação (Buccina Studios/Valueline/Getty Images)

Os locais de trabalho normalmente supervisionam o trafégo de internet para monitorar os hábitos de navegação dos funcionários e para ter certeza de que os usuários não estão expondo a rede a sites potencialmente prejudiciais ou inapropriados. Os programas de monitoramento de internet também ajudam a melhorar a produtividade, porque os empregados que abusam do uso da internet podem ser repreendidos. Isto também se aplica ao ambiente de casa. Por outro lado, o seu computador pode também se tornar vítima de ameaças de monitoramento de internet não autorizadas, originadas de programas espiões, adwares ou outro tipo de software invasivo. Se você suspeita que o seu tráfego de internet está sendo inapropriadamente monitorado, há vários passos que você pode tomar para descobrir.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Usando o Gerenciador de Tarefas

  1. 1

    Acesse a tela do Gerenciador de Tarefas do seu computador pressionando "Ctrl," "Shift" e "Esc" no teclado.

  2. 2

    Clique na aba "Processos" exibida na seção superior da janela do Gerenciador de Tarefas. Esta seção mostra todas as atividades sendo processadas na máquina.

  3. 3

    Navegue pela lista de processos e veja abaixo da seção que diz "Usuários", para verificar que todos os processos estão funcionando no nome do seu computador. Se um ou mais processos tiverem outro nome, você está sendo monitorado por outro sistema.

    Usando o comando de executar

  1. 1

    Clique no botão "Iniciar" no canto inferior esquerdo da tela. Clique com o botão direito na opção que diz "Computador" ou "Meu computador", dependendo do seu sistema operacional.

  2. 2

    Clique em "Propriedades" na caixa que aparecer e veja ao lado de onde diz "Nome do computador", para descobrir o nome de seu computador. Se você já sabe o nome de seu computador, pode pular esta parte.

  3. 3

    Vá no botão "Iniciar" novamente e digite "executar" no campo de texto do canto inferior direito do menu. Digite "cmd" na caixa de texto da janela "Executar" e clique em "OK".

  4. 4

    Digite "netstat" ao lado do campo que diz C:\Users(Seu nome de usuário)>" e aperte "Enter" no teclado. Passe pelos resultados e certifique-se de que o "Endereço Local" esteja exibindo o nome de seu computador para cada resultado. Se você vir outros nomes de computador, verifique se você tem algum programa de monitoramento.

  5. 5

    Vá no botão "Iniciar", digite "executar" no campo de texto e depois digite "msconfig" na caixa de texto da janela "Executar" e clique em "OK" para abrir o utilitário de configuração. Aqui você poderá verificar todos os serviços e programas que são automaticamente abertos quando você inicia o computador.

  6. 6

    Veja as abas que dizem "Inicialização do Sistema" e "Serviços". Você terá que clicar em cada aba individualmente e examinar um de cada vez. Na aba "Serviços", cada serviço operando no computador exibirá seu fabricante e uma breve descrição sobre em que ele consiste. Role pela lista de programas e veja se há algum programa que você acha suspeito. Se você encontrar um programa que não reconhece, use um sistema de busca - como o Google - para pesquisar e ver para que ele serve.

Dicas & Advertências

  • Se você estiver sendo monitorado no trabalho, não tente desabilitar o programa de monitoramento, porque isto pode te dar problemas. No entanto, se você achar que o que você tem é um programa espião, use uma ferramenta removedora de spywares para se livrar do software que está monitorando seu tráfego de internet. O Spyware Terminator é uma destas ferramentas e é gratuita.
  • Você pode também perguntar a seu departamento de TI, se as atividades de internet em seu local de trabalho são monitoradas.
  • Sempre execute o scan do antivírus em seu computador para evitar ameaças de spyware e de adware. Você pode baixar um antivírus gratuito, como o AVG, para proteger o seu computador.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível