Trajes masculinos tradicionais do Japão

Escrito por vanaye hamilton | Traduzido por bianca amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Trajes masculinos tradicionais do Japão
Quimono é a vestimenta tradicional do Japão (Japan doll image by Dmitry Sosenushkin from Fotolia.com)

O quimono é um traje tradicional masculino japonês. É usando durante a cerimônia japonesa do chá, a observação das flores, casamentos e outras ocasiões formais. Um quimono informal, chamado yukata -- um robe de algodão -- é usado por homens japoneses em casa.

Outras pessoas estão lendo

A história do quimono

O período Heidan (794 -- 1185) marca a introdução do quimono e de trajes tradicionais. As damas da corte usavam mais de doze camadas de robe com uma roupa debaixo de mangas curtas, chamada kosode. No século 14, o kosode passou a ser usado como roupa e preso no quadril por um sash ou obi. A largura do obi aumentou durante o período Tokugawa. Algumas teorias sugerem que a largura do obi aumentou devido à popularidade do teatro Kabuki, em que os papéis femininos eram interpretados por onnagatas (homens) que cobriam suas partes masculinas com obi largos.

Tecidos e estilos do quimono

O quimono é feito de uma variedade de tecidos, do cetim de algodão ao brocado de seda. O estilo do quimono consiste em quatro faixas principais de tecido e quatro faixas adicionais que cobrem o corpo e servem como mangas. Faixas pequenas servem como a parte da frente e da gola. O quimono vai até o comprimento do tornozelo com mangas largas. Em "Introducing Japan", Donald Richie explica que os estilos de quimonos mudaram ao longo do tempo, contudo o formato básico tem sobrevivido intacto. Os acessórios de um quimono são tabi, ou meias, e zori, ou geta, que são os chinelos ou tamancos.

Interpretações do quimono e efeitos

O foco da estética do quimono é a sobreposição de cores dos robes coordenadas em relação às estações. O desenho e os detalhes do quimono se comunicam com a idade do usuário, status civil e tendências sexuais. No livro "All Japan: The Catalogue of Everything Japanese", Oliver Statler explica: "a escolha de cores, desenhos e materiais não pode ser feita de maneira aleatória, mas é governada por um código preciso de contexto social apropriado".

Influências ocidentais e o quimono tradicional

No final do século 19, os trajes japoneses tradicionais e as roupas ocidentais se encontraram e o quimono foi adornado com roupas de golas alta e sapatos de couro. Em 1910, contudo, as roupas ocidentais e o quimono se separaram. Os dois estilos coexistem: Donald RIchie escreve: "a tendência de isolar as coisas japonesas das ocidentais é observada; um relógio de pulso e uma maquiagem ocidental são os únicos elementos tolerados com um quimono tradicional".

Quimonos para homens e mulheres

Um quimono masculino apresenta desenhos masculinos e cores conservadoras. A cor de fundo do quimono varia entre azul, marrom, cinza e preto. O quimono usado por homens é costurado sob os braços. O quimono usado por mulheres possui mangas maiores e longas e são abertas sob os braços. Suas cores são vibrantes, variadas e com estampas femininas detalhadas. Um quimono usado por mulheres mais velhas ou casadas é chamado de tomesode e possui mangas curtas e as estampas são mais sóbrias e contidas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível