Transferência de imagem impressa a jato de tinta para artesanatos de cerâmica e madeira

Escrito por regina edwards | Traduzido por mariana mendonça
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Transferência de imagem impressa a jato de tinta para artesanatos de cerâmica e madeira
Fotos digitais podem ser transferidas para superfícies diversas a fim de produzir itens personalizados (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

Fotos digitais e designs transferidos para pratos, canecas, molduras e azulejos fornecem presentes personalizados. Papéis para impressão em jato de tinta especialmente revestidos, como decalques de transferência por água ou por fricção, capacitam adeptos do artesanato a criar itens personalizados de forma econômica. Usando uma impressora a jato de tinta e materiais da loja de artesanato ou de materiais de construção, itens genéricos tornam-se personalizados.

Outras pessoas estão lendo

Materiais

Papéis especiais, como o decalque de transferência por água ou o por fricção podem ser usados em muitas superfícies, como madeira ou cerâmica. Escolha um papel especial baseado na superfície desejada. Alguns decalques que funcionam com água podem ser usados em madeiras e cerâmicas pintadas. Decalques por fricção são indicados para madeiras ou cerâmicas sem acabamento, para produzir um efeito de pintura. Lembre-se de que papéis transfer normalmente contêm um revestimento transparente, então áreas brancas não imprimem; quando transferidas, essas áreas aparecem sem tinta. Se seu projeto de madeira ou cerâmica tem um fundo escuro, escolha um papel especial revestido com um fundo de transferência branco, para imagens mais claras. A loja MacPherson Crafts (para folhas Lazertrans) e Papilio (para transferência por água e por fricção IRO) oferecem transfer para tecidos escuros (veja em Recursos).

Cheque as instruções do produtor de papéis especiais para ver se alguma outra ferramenta adicional é necessária, como rodo, fixador, terebintina ou verniz (como indicados pelo Papilio e MacPherson, respectivamente). Transferências em cerâmica podem precisar de calor, oferecido por um secador de cabelo ou forno. Considere finalizar o projeto com verniz, se desejar.

Considerações

A maioria das impressoras a jato têm configurações para papéis especiais. O revestimento em transfers de tinta a jato (como transferência por água e transferência por fricção) contêm um gel absorvente, de forma que a tinta deve ser aplicada com moderação para certificar que o excesso não se espalhe na superfície de onde está sendo aplicada. Lembre-se de que a imagem será fixada no lado revestido, então se seu design ou imagem contém textos, inverta-o horizontalmente para imprimir uma imagem espelhada (assim como em transferências com ferro de passar roupa). Selecione "transparência" ou "transfer" nas configurações da sua impressora se possível, porque estes papéis especiais utilizam revestimento similar. Se não, selecione a configuração para impressão normal, até mesmo se estiver imprimindo fotos.

Certifique-se de esperar tempo suficiente para a tinta secar na superfície revestida da folha de transfer (alguns fabricantes recomendam 30 minutos ou de uma noite para outra). Decalques de fricção precisam de um fixador para ser escovado ou borrifado na imagem seca, assim a impressão pode ser transferida para outra superfície. Aplique este fixador depois da tinta secar completamente e antes de cortar o decalque, porque senão as bordas cortadas vão absorver o fixador líquido, selando o design ao papel.

Aplicação

Remova os decalques por água do suporte de papel ao molhá-los brevemente em água morna, entre 30 segundos e 1 minuto, até que o filme comece a se separar do papel. Certifique-se de que o decalque não enrole ou se curve durante o processo de imersão em água, para garantir uma aplicação uniforme. Tome cuidado para que o papel fique liso e remova bolhas de ar antes de retirar o suporte de papel. O decalque deve secar completamente na superfície; verifique se pode ser aplicado calor de forma segura à superfície, de acordo com as recomendações do fabricante.

Decalques de fricção precisam de uma aplicação firme com uma superfície dura, assim o fixador adere ao material. Considere a possibilidade de utilizar um cartão de plástico ou uma borracha dura para transferir a imagem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível