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Como transferir um certificado digital

Atualizado em 17 abril, 2017

Os programas de computador utilizam certificados para verificar a identidade da pessoa ou empresa que está utilizando o serviço de rede. Por exemplo, se você compra um produto online, o seu navegador automaticamente detecta e lê o certificado digital do site de comércio eletrônico em questão. Se existir qualquer conflito de informações entre o que o site diz ser e o que o certificado digital diz que ele é, você receberá um aviso para tomar cuidado. Ocasionalmente, você pode precisar transferir o seu certificado digital da Microsoft, caso esteja mudando de computador.

Instruções

  1. Clique no botão "Iniciar" e digite "certmgr.msc" no campo de pesquisa. Aperte "Enter".

  2. Coloque a sua ID de administrador e a senha. Aperte "Enter" e o Windows abrirá o aplicativo gerenciador de certificados.

  3. Clique no nome do certificado que deseja transferir.

  4. Selecione a opção "Todas as tarefas" e clique em "Exportar".

  5. Clique em "Sim, exportar conteúdo privado" e depois clique na opção "Próximo".

  6. Selecione o formato "Troca de informação pessoal".

  7. Coloque uma senha para encriptar sua informação privada e depois clique no botão "Próximo".

  8. Clique na opção "Navegar" e selecione o local para salvar o certificado. Você deve salvá-lo em um dispositivo portátil, como um pendrive USB, para que possa transportá-lo facilmente para outro computador.

  9. Clique em "Finalizar".

  10. Acesse o computador para qual deseja transferir o certificado. Se você exportou o arquivo para um dispositivo portável, conecte-o à nova máquina.

  11. No novo computador, acesse e conecte-se ao aplicativo gerenciador de certificados.

  12. Selecione a opção "Todas as tarefas", clique em "Importar" e depois em "Próximo".

  13. Siga as instruções na tela para finalizar o processo de importação.

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