Deitar na cama por um longo período de tempo é geralmente deprimente e cansativo para a maioria dos pacientes. Para melhorar o seu humor, os pacientes frequentemente pedem por uma mudança na sua posição e no ambiente ao seu redor. A única maneira de fazê-lo é transferi-lo de forma segura da cama para a cadeira ou cadeira de rodas. Ser transferido para uma cadeira permite ao paciente a execução de alguns pequenos movimentos, o que é benéfico para a melhora da circulação.
Sobre ser transferido em uma cadeira de rodas, isso serve como uma maneira de transportar um paciente debilitado em áreas hospitalares (como o raio-x e salas de ultrassom) para completar alguns exames de laboratório. Isso também pode ser benéfico para transportar o paciente para mudar de cenário que irá ajudá-lo na melhora do seu humor e aumentar as suas chances de socialização. Esse tipo de transferência deve ser feito com extrema cautela. O manejo de forma própria do paciente, e a mecânica do corpo do cuidador devem ser aplicadas de forma a executar a tarefa da maneira mais segura possível. Se o paciente tem força suficiente no corpo para se mover, é melhor fazer com que ele o ajude com a manobra.
Instruções
-
Avalie a força geral dos pacientes e procure por deficiências cognitivas. Examinar a força do paciente irá ajudá-lo a montar um bom plano para a manobra, se ele está forte o suficiente para participar do procedimento ou não. Checar a cognição do paciente irá ajudar a entender se ele possui a capacidade de entender ou seguir instruções.
-
Informe o paciente sobre o procedimento. Se ele quer ser transferido para uma cadeira, explique os detalhes de como a manobra será feita. E se existe uma necessidade de ser transferido em uma cadeira de rodas, explique o motivo disso e o destino da transferência. Informar o paciente sobre a manobra de fato irá facilitar a cooperação e irá fazer com que ele sinta que está sendo respeitado, e não controlado.
-
Coloque a cadeira ou cadeira de rodas ao lado da cama, de frente para os pés da mesma. Traga a cadeira o mais perto possível para reduzir a distância da transferência. Se uma cadeira de rodas é utilizada, certifique-se de travar o seu freio e dobrar os descansos para os pés, assim que a posicionar perto da cama.
-
Ajuste a altura da cama para a posição mais baixa; dessa maneira será fácil para o paciente pisar fora da cama, no chão, reduzindo então o risco de lesões da queda. Trave o freio da cama e então ajude o paciente a deitar-se de lado, de frente para a direção da transferência.
-
Abaixe o gradil lateral da cama e gradualmente suba a cabeceira da cama para um nível tolerável. Cheque constantemente o estado do paciente quando estiver fazendo esse procedimento. Certifique-se de que o paciente não está sentindo náuseas ou tonturas.
-
Coloque um braço embaixo do ombro do paciente e o outro braço segurando a coxa do paciente no lado oposto (você estará de frente para o paciente quando estiver fazendo essa manobra). Conte até três e então cuidadosamente passe as pernas do paciente por cima do lado da cama e ajude-o a levantar o tronco e ombros até que ele esteja em uma posição sentada. Se o paciente é forte o suficiente para fazer alguns movimentos, deixe-o participar da manobra. Peça a ele para usar a perna no lado de fora da cama para servir de concha para a perna no outro lado. Então passe cuidadosamente ambas as pernas pelo lado da cama e então ajude-o a levantar o tronco e ombros até que ele esteja na posição sentada.
-
Coloque os seus braços ao redor do torso do paciente para apoiar. Coloque um braço do paciente sobre o seu ombro, enquanto o outro braço dele está estendido na cama, para ajudar no apoio da posição. Instrua o paciente para chegar para a borda da cama até que os seus pés estejam plantados no chão.
-
Aumente a distância dos seus pés, com o pé direito na frente, e então o esquerdo atrás para uma fácil mudança do seu peso enquanto levanta o paciente. Mantenha a posição acima, com os seus braços ainda segurando o torso do paciente. Um braço dele deverá estar ainda no seu ombro e o seu outro braço deve estar ainda estendido na cama (com a palma plantada na cama).
-
Posicione o seu pé direito lado a lado com o pé esquerdo do paciente (o lado para onde o dedo mindinho do pé está) e posicione a sua perna no nível do joelho dele. O posicionamento do seu pé e perna fornece estabilidade, ao prevenir que o pé do paciente escorregue, ou que o joelho dele ceda quando ele estiver sendo levantado para ficar de pé.
-
Dobre levemente os seus joelhos e incline o seu corpo. Então instrua o paciente a ficar pronto para empurrar o seu braço que está estendido na cama, enquanto você o levanta para ficar de pé. Conte até três enquanto você ajuda o paciente a ficar de pé e ele está empurrando a mão da cama ao mesmo tempo.
-
Levante o paciente para a posição de pé e mantenha as suas costas eretas enquanto faz essa manobra. Gire o paciente para que as costas dele estejam posicionadas na frente na cadeira ou cadeira de rodas, e instrua-o a pegar no recosto de braço para apoio adicional, e então lentamente ajude-o a abaixar-se até sentar no assento da cadeira. Lembre-se de dobrar os joelhos, enquanto mantém as suas costas eretas durante a assistência.
-
Ajude o paciente a posicionar-se propriamente quando sentar. Certifique-se de que as suas nádegas estejam totalmente descansadas no assento e as suas costas encostando firmemente no encosto. Quando estiver em uma cadeira de rodas, coloque os braços dele nos descansos de braço e os seus pés nos descansos para pés.
-
Documente a transferência segura do paciente. É importante sempre gravar procedimentos que são feitos no paciente, especialmente quando são executados em um ambiente hospitalar.