Transformações para cozinhas pequenas

Escrito por reagan alexander | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Aumentando aquela pequena cozinha

Transformações para cozinhas pequenas
O espaço pequeno está atravancando o estilo da sua cozinha? Então, abra-o. Considere substituir armários superiores por prateleiras para abrir o espaço (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Uma cozinha pequena não deve ser negligenciada! Embora todo mundo provavelmente adorasse ter uma cozinha enorme, isto nem sempre é possível. No caso de um espaço de cozinha de tamanho menor que o ideal, eu sempre volto ao velho ditado: não é o tamanho que importa, e sim como você o usa!

— Joshua Rose, co-fundador da FORM, uma empresa de decoração sediada em Los Angeles

Uma cozinha não é apenas onde as refeições são feitas; ela é o coração da casa. Um lugar onde amigos e familiares se reúnem, onde lembranças são criadas. Receba uma pessoa na sua cozinha, e você a receberá na própria essência da sua casa. Para alguns, nestes tempos de incerteza econômica, é um lugar que ficou fisicamente menor, mas, inversamente, cresceu em importância, reafirmando seu papel como não apenas um ponto de encontro, mas um cômodo onde as preocupações do mundo exterior não se atrevem a penetrar. Ela é o lugar da sua casa onde você escapa da bagunça do dia para abraçar a bagunça daqueles que você ama. Diz-se que uma cozinha limpa é o sinal de uma vida desperdiçada, e uma cozinha desarrumada, o de uma vida feliz. Mas, à medida que o mundo moderno parece se fechar sobre nós e nos obrigar a habitar espaços cada vez menores, encontrar um espaço extra na sua cozinha onde não parecia existir nenhum antes torna-se tão importante quanto uma preciosa receita familiar.

Abrace seu espaço

A menos que você seja sortudo o suficiente para encontrar um gênio dentro da sua chaleira, quando se trata de espaço de cozinha, você precisa se resignar a trabalhar com o que você tem; mas isto não é motivo para se desencorajar. Até na menor das cozinhas, o espaço extra está lá, muitas vezes se escondendo à vista de todos. O segredo está em saber não só onde procurar, mas como procurar.

Até a mais minúscula das cozinhas é promissora. "Uma pequena cozinha não deve ser negligenciada! Embora todo mundo provavelmente adorasse ter uma cozinha enorme, isto nem sempre é possível", diz Joshua Rose, co-fundador da FORM, uma empresa de decoração sediada em Los Angeles. "No caso de um espaço de cozinha de tamanho menor que o ideal, eu sempre volto ao velho ditado: não é o tamanho que importa, e sim como você o usa!".

Embora armários e gabinetes pareçam a opção mais viável e tradicional para o armazenamento, Rose aponta que eles não apenas consomem espaço, mas podem fazer até uma cozinha grande parecer claustrofóbica.

"Armários superiores podem proporcionar espaço de armazenamento, mas cobram um preço alto em um espaço pequeno, fazendo com que ele pareça pesado na parte de cima", diz Rose. "Livre-se deles e substitua-os por prateleiras abertas, que você pode instalar em volta de todo o cômodo".

Uma vez que você tiver deixado a cozinha mais aberta, o segredo é evitar qualquer bagunça que possa agora ficar à vista de todos.

"A única ressalva com isto é que você PRECISA manter suas coisas organizadas nas prateleiras", Rose adverte. "Quer se trate de louças ou caixas de cereal, não há espaço para bagunça".

Para aqueles que estão relutantes em desistir dos armários, o renomado designer Paul L'Esperance oferece outra opção.

"Use treliças ao invés de painéis sólidos", diz L'Esperance. "A treliça nas portas dos armários faz com que seus olhos vejam mais longe, ao invés de parar em uma superfície sólida, quase como uma miragem; isto dará uma sensação mais arejada e suave para uma cozinha menor".

E, se você estiver inclinado a mantê-los, outro jeito fácil de deixar os armários mais agradáveis à vista é enfeitá-los, o que é mais simples e mais econômico do que parece.

"Um dos itens mais importantes é ter maçanetas lindas nos armários", acrescenta L'Esperance. "Uma maçaneta bonita vai mudar um armário existente por uma pequena quantidade de dinheiro".

Não tenha medo do escuro

Embora a maior parte de nós possa associar cores mais escuras com espaço limitado, na verdade uma combinação simples, mas bem medida de tons claros e escuros, ajuda a criar uma ilusão saudável de mais espaço, até no mais próximo dos limites.

"É um erro comum acreditar que você precisa pintar espaços pequenos com uma cor clara para que eles pareçam maiores", diz Rose, da FORM. "Na minha experiência, a verdade é justamente o oposto; então, pinte sua cozinha de uma cor escura. Se você mantiver seu teto branco e as guarnições, armários e peças de madeira claras, a profundidade que você vai conseguir das paredes será tão linda que, de fato, dará a você a sensação de um espaço maior".

Para aqueles que ficam inseguros sobre confiar nos tons mais escuros para a totalidade de suas paredes da cozinha, Todd Nickey, da Nickey-Kehoe Interior Design, oferece uma solução simples, mas esteticamente estimulante.

"Você pode criar a ilusão de espaço com um tampo preto escuro ou até espelhado", diz Nickey. "Quando o espaço é apertado, é melhor não saber onde fica o fim".

Olhe para cima

Com a maior parte das pessoas olhando para as bancadas como o principal campo da batalha pelo espaço da cozinha, o teto é muitas vezes um componente negligenciado e subutilizado quando se trata de criar a ilusão de mais espaço no espaço de reunião mais importante da casa.

"Quando você tem uma cozinha pequena, o vertical é seu melhor amigo", diz Todd Nickey. "Certifique-se de que todo o espaço seja utilizado inteiramente, e pinte o teto de branco ou outra cor clara, para que seu olhar seja atraído para cima".

Um jeito de levantar o teto sem de fato erguer o telhado (ou gastar muito) é aplicar um pouco da arte de Michelangelo.

"Um ótimo detalhe que eu adoro usar é ter uma linda pintura feita em um pedaço de compensado, ou em um painel macho-fêmea, e depois prendê-la ao teto em uma moldura para que se pareça com uma pérgula ou claraboia", diz Paul L'Esperance. "Isto areja o cômodo, fazendo com que pareça maior, e a melhor parte é que, quanto mais barata a madeira que você usar, mais autêntico parecerá".

O teto pode não apenas criar a ilusão de um espaço mais aberto; se você tiver vontade de tirar aqueles armários, ele se torna um lugar mais do que conveniente para pendurar utensílios que um cozinheiro pode querer manter por perto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível