×
Loading ...

Que tipo de transformador usar com lâmpadas LED

Um diodo emissor de luz (Light-Emitting Diode, LED) é um tipo de semicondutor luminoso que é usado em várias aplicações. Este tipo de luz costuma ser usado em fontes pequenas e portáteis, e também em vários usos de larga escala. É possível combinar muitos LEDs pequenos para criar uma fonte luminosa muito mais forte. Este sistema de iluminação costuma ser usado, na prática, em lanternas, luzes de jardim e até para iluminação comercial.

LED significa diodo emissor de luz (Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images)

Benefícios da iluminação por LED

As lâmpadas LED têm tamanho compacto, são fáceis de integrar a componentes para vários usos, duram mais do que as fontes incandescentes, são mais robustas e consomem menos energia. Na maioria dos casos, essas luzes precisam de um transformador para regular a corrente elétrica de que precisam para funcionar. Para que uma lâmpada LED dure muito, seus diodos precisam de uma fonte de tensão e corrente bem regulada, proveniente do tipo correto de transformador.

Loading...

Transformadores para LED

Há dois tipos diferentes de iluminação LED no mercado: LEDs para tensão doméstica e LEDs de baixa tensão. Os modelos para tensão doméstica costumam ser conectados como as lâmpadas convencionais, sem precisar do uso de um transformador. Enquanto isso, os modelos de baixa tensão precisam de um transformador, que costuma ser embutido na luminária LED, ou simplesmente inserido nos conectores do dispositivo LED. Para esta aplicação, é normal usar um transformador magnético, devido à sua confiabilidade e compatibilidade com os sistemas de luzes LED.

Tipos de transformador

No caso das lâmpadas LED portáteis, são usados transformadores LED comuns, de baixa tensão. No caso das lâmpadas maiores, como as de jardim, os transformadores também devem ser específicos para LED. Eles costumam ter forma de caixa ou de rosca, e podem ser colocados convenientemente em qualquer lugar perto da lâmpada. Para evitar que chamem a atenção, muitos deles vêm em caixas pretas a prova d'água. Ao serem usados em ambientes externos, costumam ser escondidos perto de prédios, cercas, paredes, plataformas e, as vezes, até sob tampas de bueiros. Algumas pessoas podem preferir, ainda, os transformadores que foram feitos para serem enterrados no chão.

Usos do LED

As luzes LED são comuns em produtos portáteis que têm luzes, como brinquedos, chaveiros e lanternas. A iluminação doméstica e predial, como escadas iluminadas, corredores e artigos de iluminação também costumam usar sistemas de LED. Além disso, também são comumente usadas na aviação, nos automóveis e até nos sinais de trânsito. Além de serem usados como uma fonte de luz propriamente dita, os LEDs também são usados como indicadores em vários dispositivos. Há ainda LEDs infravermelhos nos controles remotos das TVs, dos DVDs e de outros aparelhos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...