Como transformar ameixas em ameixas secas

Escrito por ehow contributor | Traduzido por sergio mosquim junior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como transformar ameixas em ameixas secas
Ameixas secas são saudáveis e fáceis de serem feitas (some prunes on the isolated background image by Sergey from Fotolia.com)

Uma ameixa seca é uma ameixa que foi secada. Alguns se sentem estranhos com ameixas secas devido à conexão da mesma sendo usada como tratamento para constipação. Esta fruta seca possui altos teores de cálcio, potássio, ferro e vitaminas A e C.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Decida qual método você deseja usar para secar suas ameixas. O processo não é difícil, mas ele é demorado e o equipamento e ambiente certos são necessários. Secagem solar é o modo mais barato, mas requer de 3 a 5 dias de secagem a uma temperatura de 35˚C e umidade relativamente baixa. Infelizmente, este método nem sempre está disponível a todos. Desidratadores funcionam bem, mas eles são úteis somente para uma coisa: secar alimentos. Por outro lado, fornos de convecção são úteis para cozinhar e secar alimentos. Ele deve ter um controle de temperatura que comece em 49˚C e ser capaz de funcionar continuamente nesta temperatura, diferente dos modelos que funcionam por tempo. Você também pode secar suas frutas em um forno regular com o auxílio de um ventilador.

  2. 2

    Escolha suas grades de secagem. Madeira ou aço inoxidável funcionam melhor. Certifique-se de que o ar possa circular através delas. Grades para bolo funcionam bem, mas tente evitar o uso de assadeiras.

  3. 3

    Escolha e lave suas ameixas, descartando qualquer uma que estiver com manchas ou maduras de mais. Você pode secar qualquer tipo de ameixa, mas a variedade europeia é a mais utilizada normalmente. Não é necessário retirar o caroço delas antes de secar, pois o caroço sai facilmente. Entretanto, se você for usar qualquer outro tipo de ameixa, retire o caroço e corte-as em quatro partes antes de fazer um pré tratamento e a secagem.

  4. 4

    Quebre a casca da ameixa. Este é um processo usado antes de secar algumas frutas para remover a cobertura que se assemelha a uma cera, fazendo com que a umidade possa escapar pela superfície durante o processo de secagem. Coloque as ameixas em água fervente por um minuto, remova-as com uma escumadeira, coloque-as em água fria e, então, seque-as com uma toalha.

  5. 5

    Faça um tratamento prévio em suas ameixas para que elas não fiquem descoloridas. Bissulfito de enxofre é um composto químico que ajuda a prevenir o escurecimento e perda de vitaminas, mas um tratamento mais natural é o uso de mel e água. Misture uma parte de mel para duas partes de água e aqueça até que o mel se dissolva completamente. Espere esfriar. Deixe suas frutas nesta solução durante a noite e, então, continue com o método de secagem que você escolheu.

  6. 6

    Use seu forno normal se você não possuir um forno de convecção ou um desidratador. Deixe o forno com a temperatura mais baixa possível e, gradualmente, aumente até 60-70˚C. Deixe a porta do forno levemente aberta para que a umidade possa escapar e coloque um ventilador na frente do forno para que o ar circule. Um termômetro o ajudará a certificar que a temperatura fique dentro do limite. Gire suas bandejas e mexa as frutas a cada 30 minutos se você estiver usando este método.

  7. 7

    Deixe suas ameixas pré tratadas em camadas únicas sobre suas bandejas de secagem. Deixe 3,8 cm entre as bandejas e coloque-as em um forno pré-aquecido a 51˚C. Aumente a temperatura de seu forno para 60˚C depois de algumas horas e deixe descansar pelo restante do processo. Dependendo do conteúdo de umidade da fruta, o processo de secagem pode demorar até 12 horas. Se você usar um desidratador, siga as sugestões do fabricante sobre os tempos de secagem e temperaturas.

Dicas & Advertências

  • Evite usar grades feitas de metal galvanizado, alumínio ou cobre. Eles danificam as frutas deixando-as mais escuras, retirando vitaminas ou alterando o sabor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível