Como transformar um aro com câmara em sem câmara

Escrito por martin wynn | Traduzido por leonardo medina
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Como transformar um aro com câmara em sem câmara
Os pneus sem câmara oferecem melhor desempenho com menor pressão e menos furos. (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Os pneus de bicicleta sem câmara de ar proporcionam melhor desempenho e menor probabilidade de furos. Por esta razão, têm-se proliferado em todos os tipos de bicicleta. Os pneus sem câmara permitem que você use menor pressão de ar, o que melhora o contato com o chão. Este é um dos ajustes mais importantes que você pode fazer para a performance de sua bicicleta. Em geral se usa silicone líquido como um passo inicial para vedar o aro da roda, e todo o processo pode ser completado com facilidade se for feito com cuidado.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Fita de aro
  • Válvula com um núcleo removível
  • Chave de fenda
  • Limpador de freio automotivo
  • Pneu sem câmara
  • Vedante de silicone líquido
  • Garrafa Squeeze de 2 onças (60 ml) com bico - disponível na maioria das lojas de artesanato
  • Pequena chave inglesa
  • Vedante para pneu sem câmara (opcional)

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Instruções

  1. 1

    Aplique a fita no aro do pneu. A fita de aro é um tipo de fita adesiva de tecido que se adapta ao formato interno de "U" do aro. Pressione a fita contra cada cabeça de raio para assegurar um revestimento hermético, sem vazamento.

  2. 2

    Troque a válvula por uma de núcleo removível. Remova a porca que prende a válvula sob o aro. Empurre o corpo da válvula para fora do aro.

  3. 3

    Limpe a área onde o anel se assenta na borda do aro, assim como o próprio anel. Remova qualquer calafetagem ou selante anterior. O limpador de freio automotivo é um bom líquido para remover vedante antigo, pois não deixa resíduo.

  4. 4

    Empurre a válvula através da faixa do aro, e coloque o anel na ranhura central na faixa do aro. Aperte manualmente a porca de fixação. A válvula de núcleo removível permite adicionar selante através da abertura da válvula para maior facilidade e limpeza.

  5. 5

    Remova todo o revestimento de plástico que tenha sido instalado de fábrica na roda. Deslize uma lâmina de chave de fenda redonda ou pequena espátula por baixo da fita, e erga a fita o suficiente para permitir que a ferramenta entre completamente por toda a largura da aro sob a fita. Use limpador de freio automotivo para limpar a superfície do aro.

  6. 6

    Aplique a fita de aro sobre a cabeça dos raios. O formato de "U" da fita de aro deve estar no mesmo sentido que o do "U" do poço do aro. Aperte suavemente a fita por cima da parede de freio em ambos os lados da válvula, uma pequena área de cada vez, até que ela cubra completamente a parede de freio.

  7. 7

    Deslize a ponta de chave de fenda sob a fita e ao redor do aro, para puxá-la em alinhamento com o aro. Utilize este procedimento para realinhar os orifícios da válvula, caso se desloquem durante a instalação. Deslize a chave de fenda ao redor do aro em uma única direção. Isto assegura que a fita avance em torno do aro em apenas um sentido. Faça isso até que o buraco na válvula fique alinhado corretamente.

  8. 8

    Coloque o pneu na roda. Os pneus de maior volume, com um diâmetro de 2,0 ou maior, são os melhores para o sistema sem câmara e os pneus sem câmara são marcados como tal em suas paredes laterais.

  9. 9

    Ajuste os talões do pneu sem câmara a ambos os lados da válvula de enchimento, para evitar vãos que permitam escape de ar. O talão é a borda do pneu que se assenta na roda e os aros de roda de bicicleta possuem uma pequena ranhura ou sulco para o talão do pneu se encaixe.

  10. 10

    Coloque os talões do pneu uniformemente no canal central do aro. Certifique-se de que os talões não se dobrem ou deformem antes de encher os pneus, pois qualquer deformação permitirá que o ar escape durante o enchimento.

  11. 11

    Empurre o centro do pneu com os polegares enquanto seus dedos esticam a parede lateral do pneu para fora. Isto puxa o talão com o vão para uma posição vedada sobre a fita do aro.

  12. 12

    Pincele água com sabão ao redor da borda para testar se há vazamentos, verificando a presença de bolhas de ar. Os métodos de remendo normais funcionam, ou use um vedante fluido para pneus, muitas vezes vendido como "vedante para sem câmara." Se usar o vedante, segure a roda de lado para permitir que o vedante cubra os vazamentos.

  13. 13

    Encha o pneu com cerca de 40 libras de pressão. Use uma fonte de ar comprimido para encher a primeira vez. Teste após 20 a 30 minutos para verificar se a pressão se mantém.

  14. 14

    Adicione o silicone líquido através da haste da válvula, utilizando uma garrafa squeeze de 2 onças (60 ml) equipada com um bico, uma vez que o primeiro enchimento requer cerca de 2 onças (60 ml) para revestir a superfície interna do pneu sem câmara. Esguiche o vedante através do núcleo da válvula.

  15. 15

    Recoloque o núcleo da válvula, usando uma pequena chave para apertar o núcleo e assegurar uma vedação hermética.

  16. 16

    Segure a roda horizontalmente nas mãos, e incline-a ligeiramente para cima e para baixo, girando-a. Faça isso em toda a volta da roda. Gire a roda com a parte de baixo para cima e repita o processo, para cima e para baixo, para garantir que o vedante seja distribuído sobre as duas paredes laterais do pneu.

Dicas & Advertências

  • Leve uma câmara em seus passeios. Se um pneu furar ou se houver outro problema, você pode tirar o forro do aro, colocar a câmara e seguir montado na bicicleta.
  • Em geral é mais difícil reparar um pneu furado sem câmara do que um pneu padrão.

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