Como transformar o boxe em briga de rua

Escrito por edwin thomas | Traduzido por alexandre amorim
Como transformar o boxe em briga de rua
Jab com as mãos nuas (Image Source/Photodisc/Getty Images)

O boxe é normalmente ignorado como uma arte marcial efetiva, mas é uma prática que resiste desde os tempos da Grécia Antiga. Suas virtudes são louvadas por ninguém menos do que Bruce Lee e serviu como uma grande influência para a arte marcial mista israelense Krav Maga. Com apenas algumas mudanças simples, o boxe pode ser transformado de esporte para uma técnica eficaz de briga de rua.

Instruções

  1. 1

    Entenda os princípios básicos. O boxe é um estilo baseado no uso dos pés para movimento e para gerar força para atacar com as mãos. As mãos, entretanto, são uma coleção de pequenos ossos, enquanto que o crânio é o osso mais duro do corpo humano. Assim como qualquer boxeador ou lutador com as mãos nuas dirá a você, as luvas de boxe servem para proteger as mãos, não o rosto do oponente. Desferir socos poderosos na cabeça pode parar seu oponente, mas definitivamente quebrará os ossos de suas mãos. Converter o boxe em briga de rua encoraja o uso cirúrgico de socos poderosos para preservar as mãos.

  2. 2

    Treine suas mãos. Dada a fragilidade das mãos, socos com as mãos nuas exigem treinos para fortalecê-las. Existem duas formas de fazer isso com os exercícios de boxe existentes: 1) Se não estiver pronto, comece fazendo flexões apoiado em suas juntas dos dedos, não com as palmas da mão; 2) Tire as bandagens e as luvas acolchoadas, e faça seu acolchoamento usando luvas comuns. Inicialmente, seus pulsos e mãos não serão tão fortes o bastante para sustentar as pancadas, então introduza essas mudanças fortalecedoras em séries e rodadas, fortalecendo-se para envolver todo o exercício.

  3. 3

    Use o jab. Existe uma história famosa que, quando G. Gordon Liddy foi preso pelo seu papel no escândalo Watergate, ele fez a cena clássica de arrumar uma briga com o sujeito mais mal-encarado que conseguiu encontrar. Ele lutou usando o espaço para se mover de lado a lado e desferiu seu jab. Se tiver espaço para se mover, isso é exatamente o que um boxeador que queira se tornar um lutador de rua deve fazer. O jab não é duro o bastante para quebrar os ossos das suas mãos, mas é duro o bastante para causar danos ao rosto do oponente. Fique seguro no lado de fora e use o jab, usando socos poderosos apenas quando tiver certeza de conseguir acertar um ponto macio.

  4. 4

    Incorpore uppercuts. Se não conseguir ficar longe de seu oponente, use o uppercut. O ângulo do uppercut é tal que é improvável que se atinja as partes duras do crânio. Se errar a mandíbula, ou se esmaga o nariz ou se acerta o ar. Além disso, o uppercut é bom para acertar embaixo da caixa das costelas nos golpes ao corpo, e isso é feito melhor sem aquela luva de boxe grande.

  5. 5

    Ponha o dedo no olho. Após seu jab, ponha seu polegar no olho do oponente. Não ha necessidade de fazê-lo de fato quando apenas por o dedo por cima do olho faz com que até mesmo o oponente mais agressivo esquive ou recue.

  6. 6

    Soque a garganta. Ao contrário do crânio, a garganta é um alvo macio, mas deve-se apenas acertar jabs nele. Um bom cruzado de direita causará danos a ela.

  7. 7

    Use seus cotovelos. Ao contrário de suas mãos, seus cotovelos são duros e afiados. Um choque eficaz é seguir seu gancho de esquerda com seu cotovelo esquerdo. Além disso, se seu oponente passar pelo seu jab, jogue seu cotovelo esquerdo nele. Feito apropriadamente, o soco atingirá o alvo, mas o osso do cotovelo também, ao invés das articulações frágeis das mãos.

  8. 8

    Use sua testa. Apesar de parecer contraintuitivo, pode-se reverter a força de uma cabeça dura para seu benefício. Ao lutar com um protetor de cabeça, apare os socos com a testa, porque isso machuca as mãos do oponente. Com luvas de boxe e aquela proteção de cabeça do boxe amador, essa tática normalmente só produz mãos calejadas. Mãos nuas que encontram a testa nua quebrarão os ossos da mão. Pratique esse treinamento ao fazer uma rodada ou duas em que seu parceiro de treino joga jabs em sua cabeça e você tenta aparar com a testa.

Dicas & Advertências

  • Algumas dessas técnicas podem ferir, mutilar ou mesmo matar um oponente. Elas devem ser usadas apenas em legítima defesa e em circunstâncias extremas.

O que você precisa?

  • Treinamento prévio em boxe
  • Saco de pancadas
  • Proteção para a cabeça (opcional)

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível