×
Loading ...

Como transformar calças jeans numa saia

Atualizado em 21 julho, 2017

Qualquer par de jeans pode ser transformado numa saia com um mínimo de esforço. Não é preciso equipamento especial ou alto nível de habilidade de costura para fazer uma saia jeans desconstruída. Esse processo envolve a criação de painéis frontais e traseiros para a saia, através do tecido da calça jeans original. Alternadamente, você pode fazer painéis de outro tecido para um look mais boêmio. Para que a saia sirva corretamente, escolha jeans que sirvam bem na cintura e nos quadris.

Instruções

Qualquer marca de jeans pode ser utilizada (Jeans background image by luckyli from Fotolia.com)

    Desconstruindo o jeans

  1. Coloque o jeans deitado. Ache a costura interna. Ela é a linha de costura onde os jeans são costurados no interior de cada perna. (Se você estivesse vestindo a calça em pé, com os pés juntos, a costura interna da sua perna direita tocaria a da esquerda).

    Loading...
  2. Corte o jeans juntamente à costura interna, começando do tornozelo e cortando em direção à virilha. Quando terminar, a calça estará completamente cortada ao longo da parte de dentro das duas pernas.

  3. Meça o seu comprimento de saia desejado e adicione 5 cm para cortar a bainha (a parte inferior da saia que será virada para dentro e costurada). Marque a medida com alfinetes.

  4. Corte o comprimento da saia de acordo com a bainha marcada. Guarde o tecido que sobrar pois ele será usado para preencher as aberturas no corpo da saia.

    Reconstruindo a saia

  1. Achate o tecido que você cortou e coloque-o debaixo da saia, nas aberturas triangulares que agora existem na frente e trás dela. Arrume o tecido no ângulo desejado.Ele deve sobrepor o tecido da saia pelo menos 2,5 cm em cada lado.

  2. Com a máquina de costura ou agulha e fio, costure o tecido que sobrou na parte da frente da saia (na abertura da costura interna). Faça o mesmo com a parte de trás da saia e outro tecido que sobrou.

  3. Apare os tecidos da frente e trás para ficarem no mesmo comprimento do resto da saia.

  4. Dobre a extremidade da saia duas vezes. Cada uma deve ter de 2,5 a 5 cm. Fixe a dobra no lugar com alfinetes.

  5. Costure em volta da parte inferior da saia. Certifique-se de costurar completamente as duas dobras da bainha (a borda inferior).

Loading...

Dicas

  • Para fazer uma saia longa, deixe o jeans com o seu comprimento original. Costure um tecido coordenado ou complementar de sua escolha no triangulo formado ao separar as costuras internas.
  • Para fazer a saia com uma bainha desfiada, omita o último passo.

Aviso

  • Para evitar o encolhimento do tecido, o jeans deve ser pré-lavado e seco antes de começar esse projeto.

O que você precisa

  • Tesouras
  • Alfinetes de dama ou de costura
  • Máquina de costura (com pé pesado ou "de denim" e agulha pesada) ou agulha pesada
  • Fio pesado da mesma cor do jeans

Referências

Loading ...
Loading ...