on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como transformar camisas masculinas em roupas para crianças

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O colarinho e os punhos das camisas masculinas tendem a ficar desgastados antes do resto, mas é possível reciclá-las, transformando-as em uma roupa para crianças de tamanho grande, saias com elástico na cintura ou batas. De acordo com o Goethe Institute, no artigo "Do velho para o novo - Reciclando a moda", há séculos as pessoas reciclam roupas. Camisas de diferentes tecidos e cores podem ser combinadas para criar saias exclusivas. É possível fazer uma bata sem costuras e uma saia com habilidades medianas de costura.

Instruções

Recicle camisas masculinas, transformando-as em saias ou batas (Shirt and tie. image by Saskia Massink from Fotolia.com)

    Transforme uma camisa em uma saia para crianças (tamanho grande ou menor)

  1. Meça a cintura e os quadris da criança. O comprimento da saia será determinado pela altura dela e o tamanho e comprimento da saia. As camisas extra-grandes costumam ter 43 cm da parte das axilas até a parte inferior.

    Loading...
  2. Corte os botões e suas casas de cada lado, seguindo a costura vertical.

  3. Corte a camisa horizontalmente, na altura das axilas. Dobre ou triplique a medida do quadril da criança para a largura da camisa e corte. Por exemplo, a largura da saia terá de ser de 100 cm se os quadris da criança tiverem 50 cm. Uma camisa extra-grande terá aproximadamente 140 cm de largura depois de cortados os botões e suas casas. Você pode costurar várias camisas umas nas outras para ter mais tecido. Faça isso nos locais onde foram cortados os botões, deixando uma bainha de 2,5 cm e usando um ponto reto.

  4. Dobre a camisa ao meio verticalmente, de modo que a parte inferior dela seja a bainha da saia. Alfinete os dois lados. Faça uma costura vertical no avesso do tecido, deixando uma bainha de 2,5 cm e usando um ponto reto. Remova os alfinetes. A camisa agora é um "laço" do avesso.

  5. Dobre a parte superior 1,2 cm sobre o avesso do tecido e, em seguida, dobre mais 2,5 cm, formando uma "cobertura". Alfinete, deixando um espaço de 7,5 de largura sem alfinetes.

  6. Costure essa "cobertura", deixando uma bainha de 2,5 cm e usando um ponto reto. Não costure a parte de 7,5 cm do passo anterior. Remova os alfinetes.

  7. Corte o elástico para a cintura da saia, deixando 2,5 cm extras, e ponha um alfinete de fraldas em uma das extremidades. Ponha outro alfinete na outra ponta e na abertura de 7,5 cm. Passe o elástico por essa abertura até que ele saia do outro lado. O tecido ficará enrugado nessa área.

  8. Prenda as duas pontas do elástico. Junte 2,5 de cada ponta e costure-as. Dobre o tecido para dentro daquela "cobertura", alfinete e costure-a para fechar.

  9. Coloque a saia do avesso na criança. Segure a bainha para cima, no avesso do tecido, com 2,5 cm a mais que o comprimento desejado. Alfinete o tecido dobrado. Dobre a borda em 1,2 cm e, em seguida, dobre novamente, criando uma bainha de 1,2 cm. Alfinete e costure-a com um ponto em ziguezague e uma bainha de 1,2 cm. Retire os alfinetes e coloque a saia do lado certo.

    Transforme uma camisa em uma bata

  1. Retire o colarinho com um desmanchador de costura. Alfinete as bordas que formavam essa estrutura e costure-os, deixando uma bainha de 0,6 cm e usando ponto reto.

  2. Meça a distância do ombro ao punho da criança, acrescentando 2,5 cm para o comprimento do braço. Meça a distância do ombro da camisa até o comprimento braço.

  3. Vire a camisa do avesso. Dobre a manga corta 1,2 cm sobre o avesso do tecido e, em seguida, dobre mais 1,2 cm. Alfinete e repita isso com o outro braço.

  4. Dobre as bainhas dos braços, deixando uma bainha de 1,2 cm e usando ponto reto. Remova os alfinetes.

  5. Vire a camisa do avesso e vista-a na criança, com a parte dos botões para trás. Feche-os e enrole as mangas para chegar ao comprimento desejado.

Loading...

Dicas

  • De acordo com o site Reduce Reuse Recycle, as camisas são boas opções para fazer batas para crianças, pois elas são fáceis de desabotoar. Remova os alfinetes.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Camisa
  • Tesoura
  • Alfinete reto
  • Máquina de costura
  • Fio
  • Elástico de 2 cm de largura
  • Alfinete de fralda
  • Desmanchador de costura

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...