O que fazer com os resíduos de cinzas de carvão

Após grelhar, há vários destinos que podem ser dados às cinzas residuais

IT Stock Free/Polka Dot/Getty Images

Após cozinhar uma refeição ou duas em uma churrasqueira alimentada com carvão, as cinzas residuais devem ser removidas para garantir que a próxima experiência na grelha seja tão boa quanto a anterior. Há inúmeras opções de descarte das cinzas, desde simplesmente jogá-las no lixo até reciclá-las para outros usos.

Cinzas ao lixo

Certifique-se de que as cinzas estejam totalmente frias, esperando pelo menos um dia antes de coletá-las ou encharcando-as com água. O departamento de bombeiros de Oshkosh, Wisconsin, nos Estados unidos, recomenda colocar as cinzas em um refratário de metal por pelo menos uma semana e guardá-lo em local afastado de qualquer área inflamável, como garagens, conveses e pilhas de madeira. Após o período apropriado de resfriamento, as cinzas podem ser descartadas com o resto do lixo doméstico.

Cuidados com o gramado

Cinzas residuais de carvão vegetal podem ser utilizadas para aumentar o nível do pH no jardim. Ao invés de usar cal e potassa como materiais fertilizantes, colete as cinzas em um balde de metal, após uma temporada de churrascos, e então espalhe-as no jardim, em quantidade não maior do que 4,5 a 7 quilos por 92 metros quadrados. O carvão também ajuda a manter nutrientes importantes no solo, como potássio, e previne que eles se lixiviem antes de beneficiarem o jardim.

Controle das pragas de jardim

As cinzas de carvão servem como uma barreira contra as lesmas. Jogue uma pequena quantidade ao redor de uma planta pata evitar que as lesmas destruam as folhas e as raízes.

Precauções ao manusear

Certificar-se de que as cinzas estejam frias é apenas uma das precauções que devem ser tomadas quando se trata de manusear cinzas. Como o carvão é um material extremamente alcalino, ele deve ser manipulado com cuidado. Utilize proteção para os olhos e luvas para evitar irritações. No quintal e no jardim, mantenha as cinzas longe de sementes recém-germinadas, para garantir que o excesso de salinidade não prejudicará as plantas jovens.

eHow Brasil
×